História da África; Políticas públicas para quilombolas e cotas; Educação, Raça e Sexualidade e Dimensionamentos de Sociabilidades Negras no Brasil Contemporâneo fazem parte da programação do Seminário da Consciência Negra: fórum de políticas públicas. As atividades do evento acontecerão de 19 a 25 de novembro, nos campi da Universidade Federal do Tocantins de Palmas e Porto Nacional, e ainda no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO).
As palestras: “A questão racial em alguns produtos de higiene pessoal e Preconceito, Motivação e Tecnologia”, ministradas por Carina Aparecida Lima de Sousa e Deusimar Pires, respectivamente, marcaram a abertura dos trabalhos, na sexta-feira 19, no IFTO - Campus de Palmas.
O seminário vai contar com palestras, oficinas e mesas-redondas. Na oportunidade, os participantes debaterão amplamente assuntos ligados à consciência negra.
O evento acontece por ocasião das comemorações do Dia da Consciência Negra - celebrado em 20 de Novembro no Brasil. A data é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.
O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral. O encontro é uma realização do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB/UFT) e conta com apoio do Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Étnicorracial (Ceppir).
Fonte: Assessoria de Imprensa/ UFT