As articulações políticas do governador eleito Siqueira Campos (PSDB) ainda não começaram, segundo informou o presidente do PSDB, Ernane Siqueira ao Conexão Tocantins nesta segunda-feira, 22.
O presidente disse que Siqueira está viajando e não tem data confirmada para retornar, provavelmente no início de dezembro. A data pré-agendada para anúncio do secretariado do governador eleito é 15 de dezembro.
“Ele está viajando e tudo só vai começar quando o governador voltar. Por enquanto é só transição que está sendo coordenada pelo Eduardo”, afirmou. O presidente disse ainda que a conversa com os partidos também não está acontecendo.
Assim que Siqueira retornar a previsão é que faça um ciclo de reuniões com os aliados mais próximos e partidos da base para definir a composição de governo.
Governabilidade
Ernane frisou, portanto que Siqueira dará espaço aos que estiveram ao lado dele e ajudaram na vitória. “Ele vai governar com os companheiros, os partidos participarão”, salientou.
DEM e PR com compuseram a majoritária de Siqueira devem ser os primeiros a conversar com o tucano sobre a composição de governo. Em dezembro Siqueira deve ainda anunciar as alterações que fará em algumas pastas.
O coordenador de transição, Eduardo Siqueira já reafirmou ao Conexão Tocantins que os novos secretários e os deputados do grupo é que devem ficar responsáveis pela articulação política do próximo governo.
Enquanto as informações ficam apenas no campo das especulações os representantes dos partidos que farão oposição a Siqueira fizeram compromisso de se manterem unidos e elegeram o governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB) como líder da oposição a partir do próximo ano.