Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A líder do governo na Assembleia Legislativa, deputada Josi Nunes (PMDB) rebateu ponto a ponto cada crítica feita sobre a situação da saúde pública no Estado do Tocantins. Segundo a deputada, no entanto, “o governo (de Carlos) Gaguim nunca tentou tapar o sol com a peneira”.

A deputada destacou que desde o princípio do então chamado “mandato-tampão” do atual governador, a prioridade de Gaguim foi a saúde pública. “Sempre em seu plano de governo, a prioridade era a questão da saúde”, compleotu.

Após a visita feita por ela, o deputado Marcelo Lelis (PV) e o deputado José Geraldo (PTB) ao Hospital Geral de Palmas, de acordo com Josi, foram constatados problemas e avanços na saúde pública com reflexos no centro hospitalar. “Nós pudemos observar o que estava acontecendo. Nós já sabemos desde muito tempo o que acontece no Tocantins”, informou sobre a saúde pública no Estado.

Josi afirmou ainda que em períodos de transição, como este pelo qual o Estado passa, é natural que as carências na saúde pública venham a tona. “Em alguns momentos (o problema) se agrava mais, e em alguns momentos está mais tranqüilo”, completou.

A peemedebista destacou, entretanto, que mesmo com os problemas verificados no pronto-atendimento do HGP “é importante verificar não somente os problemas, mas os avanços que a saúde teve”.

De acordo com a líder do governo, verificar este avanço é importante para que não se fique a impressão de que a saúde do Estado está um caos, como levantado pelos deputados de oposição. “Senão fica a impressão que está um caos no estado do Tocantins, e não está”, declarou.

Segundo Josi Nunes, o diretor do HGP, o médico Paulo Faria, explicou as dificuldades e as soluções encontradas pelo corpo de servidores do hospital para aliviar as dificuldades no atendimento de emergência. Josi informou que, de acordo com o diretor, “eu prefiro atender um paciente e deixar ele lá no corredor e ir fazer. Atender em condições não tão dignas, ou não atender?”

Sobre os medicamentos, a deputada afirmou que foi constatado que gestor do HGP “encaminha todos os dias os ofícios com os medicamentos que são necessários para o atendimento em cada dia”.

No entanto, segundo a deputada, a demora na entrega dos medicamentos ao hospital é justificada pela desconfiança dos fornecedores pelo período de transição de governo que o Estado passa. “Por que a demora dos medicamentos? O gestor explicou. Os fornecedores, por causa do período de transição, estão com medo de fornecer os medicamentos e ficarem sem pagamento”, completou.

Avanços

A peemedebista afirmou que a saúde pública no Estado tem passado por fortes avanços, apesar das dificuldades enfrentadas. Segundo Josi, “só ali no HGP mais de 200 novos atendimentos que não eram feitas no Estado, estão sendo feitas no Tocantins”.

De acordo com a deputada, são cirurgias e tratamentos curativos e de emergência que antes não eram feitos nos hospitais do Estado, e que agora estão à disposição do público no Hospital Geral de Palmas.