Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Uma blitz educativa em Palmas, na manhã desta sexta-feira, 26, chamou a atenção da população para a Semana de Conciliação - campanha realizada anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e que consiste em um esforço conjunto de todos os tribunais brasileiros no intuito de dar vazão aos processos que tramitam na Justiça.

Conciliadores, servidores do Judiciário e voluntários, com o auxílio da Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade (ATTM), abordaram motoristas, na Avenida Teotônio Segurado, uma das mais movimentadas da Capital, para entregar um folder com as informações sobre a Semana de Conciliação. O grupo também entregou o material a pedestres, na Avenida JK. A mobilização foi feita com o intuito de conscientizar as pessoas que, por meio da conciliação, é possível obter uma solução mais rápida e econômica para conflitos judiciais, além de ser uma atitude que promove a paz social.

Vestido com a camiseta da campanha e abordando a população com o material informativo, o juiz de direito Gilson Coelho, coordenador estadual da Semana de Conciliação, disse que as expectativas para o mutirão deste ano são as melhores. “A sociedade está começando a ver que o acordo é a solução para a morosidade da Justiça”, ressaltou.

Com o slogan “Conciliando a gente se entende”, a Semana de Conciliação acontecerá de 29 de novembro a 03 de dezembro. A abertura dos trabalhos, em Palmas, acontecerá na próxima segunda-feira, às 9 horas, na sala de reuniões do Fórum da capital, com a presença de conciliadores, magistrados e autoridades.

Em todo o Tocantins, a estimativa é de que sejam realizadas 5 mil audiências. Desse total, aproximadamente 750 ocorrerão na capital, segundo informação da central de conciliações de Palmas, que prevê ainda 400 acordos.

Este ano, os agendamentos para a Semana de Conciliação começaram ainda no início do semestre. Uma novidade foi o link disponibilizado no site do Tribunal de Justiça (www.tjto.jus.br/conciliacao) para esclarecimento de dúvidas e agendamentos de audiências.

Fonte: Ascom TJ