Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O evento denominado Project Flight of the Eagle (Projeto Vôo da Águia), de âmbito internacional e de iniciativa do Conselho Mundial de Cidadania Planetária -Word Council of Planetary Citizenship – WCPC, em parceria com a Faculdade Antônio Propício Aguiar Franco (Fapaf), de Pium (TO) (município detentor de 50% da Ilha do Bananal), entregou 95 Títulos Acadêmicos Honoríficos de Cidadania Planetária para empreendedores sociais de todo o planeta, que atuam em atividades integradas com filosofia, tradições, nova ciência e espiritualidade pura, ou balizados pela Carta da Terra de 2000.

Eles foram mapeados durante 5 meses de intensa mobilização em redes pela internet e pelos Embaixadores do Conselho Mundial de Cidadania Planetária, dispostos em 9 países e 4 continentes. A entrega dos prêmios aconteceu entre 29 de novembro e 03 de dezembro, em Pium.

Na oportunidade, o professor universitário e de pós-graduação, publicitário e empresário do ramo de comunicação, Heráclito Ney Suiter, egresso do curso de direito da Fundação Unirg, recebeu o título de Cidadão Planetário, quando foi nomeado Embaixador, representante de Gurupi no Conselho Mundial de Cidadania Planetária.

Suiter recebeu o prêmio em face de seu projeto Protac - Programa Trandisciplinar de Aprimoramento de Conteúdos, desenvolvido na Fapaf, onde atua como professor de Legislação Ambiental, e na oportunidade, lançou a sua primeira obra literária impressa, o livro O Conflito entre Proteção Ambiental e Desenvolvimento Econômico, confeccionado pela Editora Veloso, de Gurupi. O livro foi o primeiro a ser editado com o selo da WCPC, resultado do trabalho de pesquisa de conclusão do curso de direito na UNIRG (TCC) que teve início em 2007, sob orientação do professor e advogado Sady Antônio Boesio Pigatto.

Durante o evento, além da entrega dos títulos honoríficos, ocorreram palestras e apresentação de projetos dos acadêmicos da Fapaf. No período, foram realizadas duas ações humanitárias de âmbito internacional pelo Pleno do Conselho: uma relativa a situação de descaso e discriminação à comunidades indígenas na Argentina e no Brasil e outra com relação ao direito de expressão e culto religioso, em face da prisão de 7 representantes da Fé Bahá’í no Irã, respectivamente enviadas aos governos argentino e iraniano e a ONU – Organização das Nações Unidas.

Atualmente a estrutura do Conselho Mundial de Cidadania Planetária conta com 106 Cidadãos Planetários mapeados, 50% atuantes no pleno do CMCP, 33 Embaixadores e 7 Guardiões da Terra. Entre Embaixadores e Cidadãos Planetários reconhecidos, estão representantes de 9 países (EUA, Brasil, Argentina, Colômbia, Finlândia, Espanha, Alemanha, Índia e Irã) abrangendo 4 continentes (Europa, Oceania, Ásia e América).

O Livro

Quanto ao livro, primeiramente foram distribuídos na forma digital, quando cerca de 4.000 pessoas o adquiriram. Na versão impressa, o livro, com matéria prima totalmente reciclada, está indo para a segunda reimpressão, pois a primeira foi esgotada no dia do lançamento segundo informou o autor. Em se tratando da premiação, cerca de no mínimo 3 nomes de cidadãos gurupienses já estão sendo estudados pelas suas ações cidadãs para receber o prêmio até o fim do primeiro semestre de 2011.