Alunos da Escola Estadual Setor Sul participam nos dias 08 e 09 de dezembro do projeto Educação Patrimonial, no turno da manhã e da tarde na Casa da Cultura, localizada no Parque Cesamar. O projeto é uma ação promovida pela gerencia de patrimônio da Fundação Cultural de Palmas (FCP) que visa levar a sociedade para conhecer os bens patrimoniais desta municipalidade, como a Casa Suçuapara e a Casa da Cultura.
Segundo o gerente de patrimônio da FCP, Marcelo Lopes, além de mostrar a importância da preservação dos bens patrimoniais, o projeto pretende informar aos estudantes e a população em geral sobre a história da capital tocantinense. “O diferencial do projeto está em divulgar o acervo documental e fotográfico, bem como o bem tombado que foi a primeira sede do governo municipal de Palmas, a Casa Suçuapara, ou seja, não só expor verbalmente, mas mostrar algo concreto”conclui.
Nascido em Palmas, o aluno Wesley Gabriel Alves Vieira de 14 anos falou sobre sua curiosidade em conhecer a história de sua cidade natal, “achei legal ver as fotos, os textos e a explicação sobre como foi no começo da construção de Palmas”. A estudante Jaqueline Mello Silva de 16 anos contou sobre o que lhe chamou mais atenção “achei mais interessante conhecer a Casa Suçuapara, que foi a primeira prefeitura de Palmas e existe até hoje” ressalta.
O professor de Educação Física, Eduardo Barreira, que acompanhou os alunos diz que a idéia de trazer os alunos para este projeto faz parte do cronograma da Escola. “Ta incluído todas as turmas da escola, das séries iniciais, do oitavo ano e do nono, e quando retornarmos para a escola faremos um fechamento geral e depois montaremos uma exposição das fotos tiradas para mostrar para a comunidade” conta o professor.
O Analista de Ciências Sociais da FCP, Carlos Eduardo Panosso, diz ainda que o projeto também possui o intuito de informar aos visitantes uma das funções da Casa da Cultura. “Com a execução deste projeto, podemos abrir as portas da Casa da Cultura, onde ficam disponibilizadas as fotografias e os documentos do acervo patrimonial para mostrar a possibilidade a este publico em fazer pesquisas, sobretudo de cunho histórico” finaliza.
Educação Patrimonial
De acordo com o Analista de Acervo Histórico da FCP, Antonio Filho da Silva Machado, a ideia do projeto de educação patrimonial teve inicio com um estudo desenvolvido há dois anos. “Faz parte de uma atribuição do plano de patrimônio e este projeto foi elaborado quando ainda era Secretaria da Cultura, porém sua execução só foi possível neste ano, quando a gerencia mudou para a Casa da Cultura, no Cesamar, pelo fato de ser um local mais apropriado” comenta.
O projeto está voltado para o público estudantil, do ensino fundamental a graduação e também para setores organizados como terceira idade, empresas da sociedade que queiram conhecer um pouco desta história. “Embora esteja sendo mais focados aos estudantes por terem um vinculo maior com a cultura e educação, já passaram pelo projeto cerca de 300 visitantes, dentre eles alunos de arquitetura da Universidade Federal do Tocantins, do Colégio Estadual Tiradentes, Colégio Militar de Palmas, Instituto Federal de Ensino.”, diz Machado.
Fonte: Assessoria de Imprensa/Fundação Cultural