Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

A Educação Infantil em Colinas do Tocantins é destaque em qualidade, tendo sido agraciada pelo Instituto Avisa Lá, através do Programa Formar em Rede, com o Selo de Qualidade em Educação Infantil referente aos anos 2009 e 2010.

Para o prefeito José Santana Neto (PT) é muito importante ver o trabalho de sua equipe sendo reconhecido por um Instituto de âmbito nacional, uma vez todos estão empenhados em oferecer um serviço público de qualidade. “Nossa equipe é comprometida e dedicada, o que resulta em um trabalho com qualidade”, explica o prefeito.

Atuação

As formadoras locais através da consultoria do Instituto Avisa lá desenvolvem projetos de formação com os coordenadores e diretores das CMEIs, Creches e escolas conveniadas de Colinas, que atendem a Educação Infantil. As formações são sistematicamente planejadas com focos nas próprias experiências de sala de aula, relacionado-as aos estudos: teorias, novas abordagens e discutindo alternativas que contribuam para a qualidade do trabalho pedagógico.

As coordenadoras e diretoras desenvolvem uma vez por mês a formação junto à sua equipe, professores, educadores e equipe de apoio, nas próprias unidades educacionais com a duração de quatro horas.

Programa

Em junho de 2009 a Prefeitura de Colinas do Tocantins por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura foi um dos 15 municípios brasileiros selecionados a participar do programa Formar em Rede, sendo o único no Estado do Tocantins.

O Formar em Rede é um programa que tem como objetivo melhorar a qualidade da Educação Infantil no Brasil. O programa é um convite aos profissionais para que reflitam sobre seu trabalho e desenvolvam competências cada vez mais abrangentes para a educação da primeira infância.

Este programa recebeu do MEC a pré-qualificação de tecnologias Educacionais que apresenta potencial para promover a qualidade da Educação Infantil.

Trabalho

De agosto de 2009 a março de 2010 a equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura tem trabalhado o foco “Criação de contexto significativos para o brincar”, sendo que foram realizados um encontro presencial em São Paulo; sete reuniões on-line; seis encontros in loco com coordenadores e diretores da Rede Municipal de Educação; sete encontros de formações dos formadores locais com diretores e coordenadores pedagógicos; sete encontros de formações nas unidades educacionais com professores e equipe de apoio.

De abril a novembro de 2010, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura trabalhou o conteúdo “aproximação com a cultura escrita”, para isso foi realizado um encontro presencial em São Paulo; nove reuniões on-line; cinco encontros in loco com coordenadores e diretores; seis encontros de formações dos formadores locais – diretores e coordenadores pedagógicos; seis encontros de formações nas unidades dos formadores – diretores e coordenadores com professores e equipe de apoio.

Em Colinas as coordenadoras do programa Formar em Rede são Divina Eterna Pereira da Silva e Maria Aparecida dos Reis Gonçalves Silva.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Prefeitura de Colinas