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Palmas

A Secretaria Municipal da Educação (Semed), por meio do Núcleo de Educação Ambiental, realizou na última quarta-feira, 15, o V Encontro de Educação Ambiental da rede de ensino municipal de Palmas. O encontro aconteceu no clube da Associação dos Servidores da Secretaria Estadual da Administração (Assecad), onde reuniu gestores escolares, professores, supervisores pedagógicos e orientadores educacionais.

O evento teve como objetivos compartilhar as experiências em educação ambiental desenvolvidas durante o ano de 2010, avaliar o desenvolvimento das atividades de educação ambiental e verificar as expectativas dos educadores com relação às atividades ambientais para 2011.

Segundo a Bióloga da Semed, professora Solange Oliveira, estes encontros de Educadores Ambientais consolida o processo de construção das Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida nas Escolas (Com-Vida). “Esse processo de construção objetiva despertar propostas de soluções para os problemas ambientais locais e os emergenciais nas escolas, pois o Com-Vida tem a responsabilidade constante de preservar, vigiar, denunciar e apresentar soluções”, explica Solange.

Na ocasião, os representantes das escolas apresentaram os projetos ambientais desenvolvidos durante o ano de 2010. Os relatos de plantio de mudas, reciclagem, preservação da mata ciliar, coleta seletiva e outros, motivaram os demais participantes que compartilharam as dificuldades e alegrias na preservação do Meio Ambiente e definiram metas e expectativas para os projetos de 2011.

Comissão nas Escolas

O Com-Vida é um programa do Ministério do Meio Ambiente em conjunto com o Ministério da Educação, que incentiva a formação de uma comissão por alunos, professores e comunidade, para resolver problemas emergenciais em cada localidade.

O programa é uma ação de cunho global e local do Agenda 21, que teve sua culminância na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), em 1992, no Rio de Janeiro, também conhecida por Eco 92, quando representantes de 179 países aceitaram refletir e estudar soluções para problemas socioambientais.

Fonte: Ascop