Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Wilson Rodrigues
  • Edmundo Galdino
  • Raimundo Rocha
  • Omar Hennemmam
  • Adelmo Aires Junior
  • Lúcio Mascarenhas Martins
  • Deocleciano Gomes Filho
  • Bruno Nolasco
  • Eldon Manoel Barbosa Carvalho
  • Renan de Arimatéia Pereira

Foram anunciados na manhã desta terça-feira, 28, mais 10 nomes que deverão compor o novo governo de Siqueira Campos (PSDB) que iniciará no próximo dia primeiro de janeiro.

Antes do início dos anúncios, o governador eleito aproveitou o tempo livre para descontrair com os presentes no local. “Eu vim aqui para anunciar, eu mesmo, o nome do novo imperador do Brasil. Eu mesmo!” brincou. E ainda completou: “isso para efeito do carnaval”.

Na ocasião, Siqueira Campos ainda aproveitou a deixa para desejar a todos presentes “um ano novo maravilhoso”.

Secretariado

No setor da administração pública do Estado, foram anunciados, novos nomes que irão compor pastas já existentes e outras que serão criadas pelo governo de Siqueira.

Dentre os anunciados na manhã desta terça estão o novo Secretário-Chefe da Casa Civil, o advogado Renan de Arimatéa, que tem a experiência de 5 anos à frente da pasta em outros governos no Tocantins; o Secretário da Administração, Lúcio Mascarenhas, que já foi diretor público da Casa Civil por 6 anose já exerceu cargos públicos nos estados do Amazonas e do Pará.

Na ocasião, foi anunciado o nome que estava faltando para compor a pasta da Segurança Pública e Justiça, assumiu a Secretaria-Executiva da pasta, o delegado da Polícia Federal, Giácomo Francisco Santoro, que também fez parte do corpo de Fuzileiros Navais, além de ter cumprido funções em uma das mais complicadas Secretarias de Segurança do País, no Rio de Janeiro.

Como nova pasta, foi anunciada nesta manhã a criação da Secretaria das Oportunidades. Na ocasião ainda foi anunciado o ex-secretário de Planejamento do Tocantins, Omar Henneman. Henneman ainda destacou, na ocasião, que pretende agir de forma integrada com as demais secretarias. “Podem ter certeza de que esta é uma nova página para o Tocantins”, completou. Ainda na pasta das oportunidades, foi anunciado o secretário-executivo da pasta, o empresário Raimundo Rocha.

Nova autarquia

Além da nova secretaria anunciada na manhã desta terça, foi divulgada ainda a criação da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), que, de acordo com o porta-voz do governo, Sandro Petrilli, irá substituir a recém-recriada pelo atual governo, a Aguatins. À frente da nova Agência, foi indicado o ex-deputado federal, Edmundo Galdino da Silva.

Nomes do Judiciário

No setor judiciário, foram indicados, ainda na mesma ocasião, o Procurador Geral do Estado, Bruno Nolasco, que traz em sua bagagem, a experiência de ter exercido a função de procurador em diversos municípios do estado de São Paulo, além de já ser procurador público de carreira no Tocantins.

Além do novo procurador, foram indicados o sub-procurador, Adelmo Aires Juniore o Corregedor da PGE, o advogado Deocleciano Gomes Filho, além do Controlador Geral do Estado, Eldon Manoel Barbosa, que já foi vice-prefeito da cidade de Almas por dois mandatos.

Secretaria extinta

Ao final da apresentação dos novos ocupantes de cargos no novo governo, ainda foi anunciada, na ocasião, a extinção da Secretaria Estadual de Governo, que hoje é ocupada pelo ex-deputado, Totó Cacvalcante. De acordo com o porta-voz do governo, “esta é uma prova de que não vai haver mais clientelismo e fisiologismo neste novo governo”.

Confira o perfil dos novos indicados

Renan de Arimatéa Pereira – secretário-chefe da Casa Civil

Tem 68 anos e é natural de Porto Franco (MA). Formado em Direito e Letras Modernas, pós-graduado em Direito Econômico. Foi inspetor de Finanças do Estado de Goiás, diretor administrativo da Secretaria de Agricultura de Goiás, procurador-geral da Superintendência de Desenvolvimento da Pesca, juiz de Direito do Estado de Goiás nas comarcas de Dianópolis, Filadélfia, Bom Jesus de Goiás e Itaberaí. Foi secretário-chefe da Casa Civil do Tocantins por mais de 5 anos, chefe de gabinete do presidente do TCE/TO, advogado militante nas comarcas do Estado do Tocantins. Recebeu o título de cidadão nas cidades de Dianópolis, Bom Jesus de Goiás e Itaberaí. Membro da Ordem do Mérito Tocantins, no grau de grande oficial/chanceler.

Lúcio Mascarenhas Martins – Secretário da Administração

Tem 52 anos, é casado há 23 anos e pai de 6 filhos. É natural de São Paulo, formado em Direito. É servidor de carreira do Estado, onde desempenhou o cargo de Analista Técnico Jurídico do Quadro Geral do Estado. Foi titular do cargo de diretor jurídico da casa civil por 6 anos. Foi diretor de desenvolvimento organizacional da Prefeitura de Manaus. Atuou como consultor no governo de Roraima no Judiciário do Estado do Amazonas e do Estado do Pará.

Eldon Manoel Barbosa Carvalho – Controlador Geral do Estado

Tem 43 anos e é natural de Almas (TO). Formado em Ciências Contábeis. Foi vice-prefeito de Almas por dois mandatos, secretário de Administração de Almas, e secretário de Finanças de Taguatinga.

Bruno Nolasco de Carvalho – Procurador Geral do Estado

Tem 30 anos. É advogado, com pós-gradução em Direito Tributário, Direito Público e doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais. Foi aprovado nos concursos para procurador do município de Franca (SP), procurador do município de Ferraz de Vasconcelos (SP) e advogado do município de Itapeva (SP). Foi procurador do município de Campos do Jordão (SP), defensor público do Estado do Tocantins. É professor universitário e atual procurador do Estado do Tocantins.

Adelmo Aires Júnior – subprocurador geral do Estado

Tem 48 anos e é natural de Gurupi. Advogado, pós-graduado em Direito Civil e Processo Civil. Foi auditor de rendas do Estado do Tocantins, inspetor geral, delegado fiscal e coordenador de Tributação e Fiscalização da Secretaria da Fazenda. É procurador do Estado. Na Procuradoria, exerceu as funções de assessor especial, coordenador da Procuradoria Fiscal e coordenador da Procuradoria Judicial. É conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil.

Deocleciano Gomes Filho – corregedor da Procuradoria Geral do Estado

Tem 49 anos e é natural de Goiânia. Advogado, pós-graduado em Administração Educacional e Ciências Políticas e Desenvolvimento Estratégico. Foi chefe da Assessoria Técnica e chefe de gabinete da Secretaria da Administração, secretário-chefe da Casa Civil da Prefeitura de Palmas, chefe de gabinete e secretário de Assistência Social de Palmas. Participou da elaboração do projeto do primeiro curso de Direito da Unitins (hoje UFT), do qual foi o primeiro coordenador eleito e professor. Atual presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/TO e membro da Comissão de Direitos Difusos e Coletivos do Conselho Federal da OAB.

Giácomo Francisco Santoro – secretário-executivo de Segurança Pública

Tem 47 anos e é natural do Rio de Janeiro, há 8 anos em Brasília. Formado em Direito, pós-graduado em Segurança Pública. Foi policial civil e diretor da Assessoria de Planejamento da Polícia Civil do Rio de Janeiro. É oficial da reserva do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil. É delegado da Polícia Federal e chefiou várias delegacias na fronteira com a Bolívia, integrou a coordenação da Operação Opatakon II, responsável pela desocupação e demarcação das terras indígenas em Roraima. Integra a Comissão Disciplinar da Corregedoria Geral lotado no edifício-sede da Polícia Federal em Brasília.

Omar Henneman – Secretário das Oportunidades

Tem 54 anos e está no Tocantins há 20 anos. Formado em Administração de Empresas, mestre em Inteligência Competitiva pela Universidade de Marselha. É conferencista e consultor estratégico. Foi superintendente do Sebrae/TO, secretário estadual do Planejamento do Tocantins e superintendente nacional do Senar.

Raimundo Rocha – subsecretário das Oportunidades

Tem 39 anos e é natural de Barrolândia. Formado em Ciências Contábeis. É empresário da área contábil e prestador de serviços para 10 municípios do Tocantins. Foi funcionário do Estado, contador do Ipetins e coordenador de Pesquisas e Informações da Seplan.

Edmundo Galdino da Silva – presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS)

Tem 52 anos, natural de Araguaina. Cursou História e Direito (incompletos). Foi do movimento estudantil em Goiânia, vereador de Araguaina, deputado estadual eleito por Goiás, foi educador sindical pela FETAEG, deputado federal já pelo Tocantins por dois mandatos e assumiu dois novos mandatos como suplente. Foi diretor nacional de Finanças e Administração do Incra e chefe da Assessoria Especial da Presidência do Incra.