Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Durante entrevista coletiva, o novo secretário do Planejamento Eduardo Siqueira Campos (PSDB) comentou sobre as mudanças no orçamento que a equipe do novo governo pretende propor já no início da gestão de Siqueira Campos (PSDB).

Na ocasião, o secretário lembrou que o orçamento ainda não foi fechado e aprovado pela Assembleia Legislativa até o final do ano legislativo. De acordo com Eduardo, o governo de Siqueira, assim como sua nova secretaria possui uma equipe estudando e propondo emendas para o orçamento 2011.

Eduardo justificou as mudanças, primeiramente na Lei de Diretrizes Orçamentárias e posteriormente na Lei Orçamentária Anual, em decorrência das mudanças feitas pelo novo governo na formatação das secretarias e autarquias. “Uma vez que temos novas secretarias, novas pastas, novas metas. Temos que prover de dotações orçamentárias, de programas compatíveis com a criação das secretarias. A peça que foi protocolada não contempla as mudanças nas secretarias”, informou.

Críticas à AL

O secretário aproveitou para criticar a postura da atual base governista da Assembleia. Na ocasião, Eduardo Siqueira Campos lembrou que os aliados do governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB), adversário político de seu pai durante as eleições, são a maioria no parlamento e mesmo assim não conseguiram aprovar a LOA.

“Se na atual assembleia tivesse maioria, a peça proposta teria sido aprovada. Não houve maioria para aprová-la e não houve vontade de votá-la”, informou.

Nova secretaria

O ex-senador ainda comentou sobre a nova Secretaria Extraordinária de Relações Institucionais. De acordo com ele, a nova pasta nada tem a ver com a Secretaria de Governo (Segov) que está extinta no novo governo.

De acordo com Eduardo, a nova secretaria é extraordinária e não terá uma estrutura física. O secretário ainda ressaltou que a Segov era a secretaria que mais continha funcionários na máquina pública. “Se colocarmos todos os funcionários da secretaria, lado a lado, não caberia em um prédio”, disse Eduardo.