Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Os foliões do Grupo Seguidores de Cristo chegaram hoje pela manhã em Paraíso do Tocantins, vindos de Miranorte. O Grupo “Seguidores de Cristo”, o mais antigo grupo de Folia de Reis de Paraíso do Tocantins, chegou esta manhã ao Setor Aeroporto, na casa da senhora “Dona Deusa”, onde fez sua primeira apresentação desta temporada, na cidade, procedente da Chácara do senhor Valdemar Vieira, em Miranorte, onde começou a folia no dia 02 de Janeiro.

Depois de passar por Barrolândia, a folia ficará nesta quarta-feira, 05, em Paraíso do Tocantins e encerrará dia 06 de Janeiro, na chácara do senhor Lula, município de Miracema do Tocantins.

O Grupo “Seguidores de Cristo” é coordenado por Natalino de Souza Araújo e pelo senhor Osvaldo. Acompanham o grupo desde a sua fundação os cantores sertanejos de Paraíso Iraí e Irabel e Ociliomar Rodrigues (Sirleu). A Folia de Reis faz parte do Calendário Cultural da cidade de Paraíso do Tocantins.

O presidente da Câmara de Paraiso do Tocantins, Lafaete Lobo (PT) que acompanha a Folia de Reis desde a infância, esteve no setor Pouso Alegre, na residência do Senhor Jovaneis Ribeiro da Silva, onde foi servido o almoço para os foliões e convidados.

Logo mais à noite os “Seguidores de Cristo” estarão na residência da Dona Isabel, na Rua Rui Barbosa no Centro de Paraíso, para mais uma apresentação, jantar e pouso para os foliões de outras cidades.

Amanhã, quinta-feira, dia dos Reis Magos, será servido o café da manhã na Rua Tocantins, residência da Dona Geralda, próximo ao ginásio de esportes Ercílio Bezerra, para logo em seguida sair com destino á fazenda do senhor Lula no município de Miracema do Tocantins, onde haverá apresentação da cavalaria, coroação dos foliões para 2012, o tradicional almoço e outras atrações que marcará o encerramento da programação da Folia de Reis de 2011, uma tradição que é mantida na região de Paraíso.

Para o vereador Lafaete Lobo, que acompanha a folia de Reis desde a infância, essa tradição tem que ser mantida e passada de pai para filho. O Poder Público precisa incentivar mais os nossos valores culturais.

Fonte: Assessoria de Imprensa Câmara de Paraíso do Tocantins