Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: ATN

A Sesau – Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com técnicos do Ministério da Saúde, fará um diagnóstico da situação do combate à dengue no Tocantins. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 21, pelo secretário interino de Estado da Saúde, Arnaldo Nunes, durante a visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ao Estado.

“Além do diagnóstico, que nos possibilitará reestruturar nossa demanda por agentes de saúde, também vamos diminuir o tempo do ciclo em que as visitas eram feitas às residências, por esses agentes”, explica o secretário. Segundo ele, as visitas são feitas a cada dois meses e agora passarão a ser feitas mensalmente. O secretário informou, ainda, que a Sesau vai fechar uma parceria com o Dertins – Departamento de Estradas de Rodagem do Tocantins para a limpeza dos terrenos baldios no Estado.

Durante a visita ao Tocantins, o ministro anunciou a liberação de recursos para a construção de três unidades de Saúde em Palmas e ouviu do governador Siqueira Campos a garantia de que o Estado fará todos os esforços necessários para combater a doença. “Nós não vamos alimentar a política “outrista” no Tocantins. Nós vivemos em sociedade e temos que ter a consciência de que os problemas presentes nesta sociedade não são só dos outros. São nossos também. E eu garanto que o Estado não se negará a cumprir seu papel”, disse o governador Siqueira Campos.

O governador entregou ao ministro Padilha a cópia do Plano Estadual de Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue (Contingência). Plano este encaminhado ao Ministério da Saúde em novembro de 2009. A Sesau possui e aplica o Plano desde 2003. Periodicamente, faz sua revisão e por conta de sua execução em 2010 foi possível reduzir em 25% o número de criadouros em todo o Estado.

No Estado, o ministro participou da reunião das ações de combate à dengue. A reunião teve a participação do governador Siqueira Campos e do secretário interino Arnaldo Nunes, além de prefeitos dos municípios considerados prioritários pela Sesau no combate à doença, dentre outras autoridades. O evento aconteceu no auditório do Palácio Araguaia e foi aberto por uma apresentação técnica feita pelo coordenador geral do Programa Nacional de Controle da Dengue, Giovanini Coelho.

Na última quarta-feira, 19, o secretário interino, Arnaldo Nunes, esteve em Brasília no encontro que reuniu os titulares da Saúde dos 16 Estados classificados com risco muito alto de epidemia da doença. O encontro teve o objetivo de reforçar as ações de controle da doença e de preparação da rede de saúde para atendimento aos pacientes, nos estados e municípios.

Monitoramento online

O Tocantins iniciou nesta quinta-feira, 20, o monitoramento on line dos casos de dengue em 10 municípios, considerados pelo Ministério da Saúde como prioritários no combate à doença no Estado. O monitoramento on line será disponibilizado para mais cerca de 70 municípios brasileiros a partir desta segunda-feira, 24.

O Estado foi eleito pelo Ministério da Saúde como piloto na implantação do monitoramento on line por ter ajudado no desenvolvimento do sistema. Até o final de fevereiro os 139 municípios do Estado utilizarão o monitoramento on line, tornando o Tocantins o primeiro Estado brasileiro a ter o sistema implantado em 100% de seus municípios.

Casos

A Sesau registrou em 2010 a notificação de 17.041 casos suspeitos de dengue, 08 óbitos e 32 casos de dengue grave (FHD – Febre Hemorrágica de Dengue). Já em 2011, até o momento, foram registrados 182 casos suspeitos. Destes, 01 caso de dengue grave (FHD), em Araguaina, e nenhum óbito.

Municípios prioritários

O Ministério da Saúde considera apenas 10 municípios do Tocantins prioritários no combate à dengue. São eles: Araguaina, Araguatins, Colinas do Tocantins, Guaraí, Gurupi, Miracema do Tocantins, Palmas, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Tocantinópolis. A Sesau, porém, identificou mais 15 municípios do Estado com prioridade no combate à doença. São eles: Alvorada, Ananás, Araguaçu, Augustinópolis, Axixá do Tocantins, Colméia, Dianópolis, Formoso do Araguaia, Miranorte, Natividade, Pedro Afonso, Peixe, Taguatinga, Wanderlândia e Xambioá.

Fonte: Secom