Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Antônio Gonçalves

Foto: Antônio Gonçalves

O Sistema de Atenção Básica à Saúde de Palmas será reforçado em 2011 com a construção das sedes definitivas de 17 Unidades de Saúde da Família (USF). Nesta sexta-feira 11, foi assinada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o prefeito Raul Filho e o secretário Municipal de Saúde, Samuel Bonilha, a ordem de serviço para o início das obras das USF´s das quadras 405 Norte, 806 Sul e setor Lago Sul.

Na ocasião Samuel Bonilha anunciou também a aprovação de projetos pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC -2), para a construção de outras 13 USF´s, além da sede definitiva da Unidade de Pronto Atendimento Norte (UPA- Norte), e reforma do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). “Este é um momento muito feliz, pois iremos proporcionar à população melhores estruturas de atendimento, conforme determina todas as normas de arquitetura hospitalar e vigilância sanitária”, disse.

“É no sistema de atenção primária à saúde, com atendimento perto de casa, que resolveremos os problemas da saúde básica, a exemplo da Dengue”, frisou o ministro Alexandre Padilha, ao ressaltar que os recursos para a construção das unidades de saúde estão garantidos.

O Ministro destacou também que além dos recursos para a construção das USF´s o Ministério da Saúde irá trabalhar para que as unidades recebam equipamentos médicos de qualidade. “Não só os recursos estão garantidos, como durante a construção iremos trabalhar junto ao Secretário Municipal de Saúde para que os equipamentos sejam o que há de mais moderno”, enfatizou Padilha.

Já o Prefeito Raul Filho frisou a importância do apoio do Ministério da Saúde na melhoria do sistema de saúde da Capital. “A construção das sedes definitivas das Unidades de Saúde contribuirá para que o atendimento de saúde em Palmas seja um dos melhores da região, pois iremos unir estruturas de qualidade ao trabalho de uma equipe técnica séria e comprometida”, disse.

Estrutura

A estrutura das unidades irá possibilitar um atendimento amplo e suprirá as demandas e necessidades da população. Cada unidade terá espaços para recepção, aerosol, sala de vacinas, sala de curativos, sala de esterilização (área limpa), depósito de material de limpeza, administração, sala dos agentes e equipamentos, copa, vestiários masculino e feminino, sala de triagem, sanitários para público masculino e feminino adaptados para deficientes físicos, escovário, três consultórios de clínica geral, três consultórios odontológicos, três consultórios ginecológicos.

No projeto também já consta área destinada para possíveis ampliações, como a construção de mais um consultório odontológico, um consultório ginecológico, um consultório de clínica geral, uma farmácia, um almoxarifado, uma sala de demonstração e educação em saúde, uma sala de observação.

Confira as outras unidades de saúde que serão edificadas até o final do próximo ano:

USF 403 Norte; USF 210 Sul; USF Lago Sul USF Taquari; USF 405 Norte; USF 403 Sul; USF Buritirana; USF Aureny I; USF 406 Norte; USF 806 Sul; USF Santa Fé; USF 1004 Sul; USF 503 Norte; USF 1103 Sul; USF-712 Sul; USF Morada do Sol; UPA Norte e CEO-Centro Odontológico.

Fonte: Ascop