Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Em nota encaminhada à imprensa na tarde desta quinta-feira, 27, o diretório regional do Partido dos Trabalhadores esclareceu que, mesmo com a indicação da deputada petista Solange Duailibe à presidência da Assembleia Legislativa, o partido irá manter seu apoio à candidatura do deputado Raimundo Moreira (PSDB).

De acordo com o documento enviado pelo PT, a decisão se baseia no compromisso dos partidos governistas “em instalar mesas de negociações com os movimentos sociais e sindicais”. Outro ponto levantado pela legenda do presidente Donizeti Nogueira foi a necessidade de aplicar as políticas públicas do governo federal no Estado do Tocantins.

Outro item levantado pelo PT em seu comunicado, foi a necessidade de participação do partido na Mesa Diretora da Assembleia. No entanto, o PMDB, através de entrevista do deputado estadual Iderval Silva ao Conexão Tocantins que o PT iria compor a direção da AL com um candidato a vice-presidência, um componente da Mesa Diretora, além de um presidente de comissão.

Com isso, o PT assume uma postura dividida em torno da corrida pela cadeira maior do Legislativo estadual, além de compor chapa com seu maior oposicionista histórico, o PSDB.

Confira na íntegra a nota encaminhada pelo Partido dos Trabalhadores:

NOTA DO PT SOBRE A MESA DIRETORA

A discussão no PT sobre a composição da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa iniciou ainda em dezembro de 2010, um processo longo e democrático que ouviu militantes e dirigentes. Na terça-feira, 25, a Executiva Estadual do partido juntamente com a bancada parlamentar

CONSIDERANDO que os partidos da situação estão se comprometendo em instalar mesas de negociação com os movimentos sociais e sindicais;

CONSIDERANDO a necessidade de ajudar na aplicação das políticas públicas do Governo Federal no Estado do Tocantins;

CONSIDERANDO a necessidade do PT participar da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para ajudar na organização do legislativo estadual;

RESOLVE:

1 – Compor chapa com os partidos da base do atual governo na eleição da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa.

2. Flexibilizar na ação política, ao compor com o bloco de situação, para assumir seu papel de protagonista no cenário político tocantinense. Esta composição faz parte da estratégia do PT em garantir ao Partido, espaços na mesa diretora e de importante comissão na Assembleia Legislativa.

3. Estabelecer uma estratégica que tem como tática permitir que o PT se consolide como força política de oposição crítica e propositiva. Pois, o partido entende que mesmo com todas as dificuldades enfrentadas no pleito eleitoral de 2010, tem se fortalecido, sendo este importante momento para o PT ocupar espaços que possibilite o enfrentamentos de eventuais tensionamentos futuros com Executivo e outros partidos.

4 - Comprometer em manter um canal de dialogo aberto com o povo tocantinense, por meio de audiências públicas, tribuna popular, seminários e conferências.

5 – Que os parlamentares Petistas se manterão na oposição buscando dialogo constante com o Executivo, sempre como articuladores dos interesses dos cidadãos e dos movimentos organizados, na elaboração de políticas públicas.

Para tanto, reafirmamos nosso compromisso de desempenhar as tarefas próprias do Legislativo, de legislar e fiscalizar os atos do Executivo, sendo intransigentes na defesa do erário, do patrimônio público e da sociedade em geral.