Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Em seu pronunciamento à frente do plenário da Assembleia Legislativa durante a sessão especial de posse, na manhã desta terça-feira, 1º, o deputado Freire Júnior (PSDB), indicado pela bancada governista, frisou a importância de seu pai, José Freire na História do Tocantins.

“Depois de três mandatos, de ter sido constituinte, ao lado do governador Siqueira Campos, membro da Assembleia Constituinte, viabilizando a criação do Estado do Tocantins”.

Em seu discurso, o deputado promoveu uma avaliação do momento político brasileiro. “Depois do presidente Lula, o Brasil passou por grandes mudanças e transformações. O Tocantins também passa por estas mudanças”, completou. Ainda sobre as mudanças, o deputado lembrou do afastamento dos desembargadores do Tribunal de Justiça do Tocantins, Liberato Póvoa, Wilamara Leila e Carlos Sousa.

Durante sua fala, o deputado citou também as mudanças na estrutura da Administração pública, promovidas pelo governo de Siqueira. “Foram cortes de gastos que atingiram uma marca de 70%”, informou. Sobre os trabalhos legislativos, Freire ainda frisou a importância na alterações da Lei de Diretrizes Orçamentárias e na Lei Orçamentária Anual. “As Leis Orçamentárias e a fiscalização no Tocantins são frouxas, como disse a ministra Carmen Lúcia (STF)”, completou.

Freire ainda destacou a importância do diálogo entre os poderes constitucionais. De acordo com ele, “temos que desenvolver estes diálogos, pois só assim poderemos, ao final de 4 anos, prestar contas a quem devemos, que é o povo”.