Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A comissão de Educação da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), presidida pelo prefeito de Jaú do Tocantins, João Luis Cirqueira (DEM), foi recebida na tarde de ontem segunda-feira, 07, pelo secretário estadual da Educação, Danilo de Melo Souza, ocasião em foram tratados diversos assuntos de interesse dos municípios. O encontro contou com a presença do presidente da ATM, Manoel Silvino (PR), além dos prefeitos Baltazar Rodrigues (PR), o Tazinho, de Arapoema, Edvam Nepomuceno (PMDB), de Porto Alegre, e Maria Benta de Melo (PMDB), a Bentinha, de Bernardo Sayão.

No primeiro tema da pauta, os prefeitos propuseram uma parceira com a secretaria da Educação para que esta capacite e qualifique os servidores municipais, para a elaboração do Plano Decenal de Ensino. Por sua vez, o secretário achou a proposta viável e recomendou que os prefeitos se organizassem em grupos de cidades próximas para facilitar essa capacitação.

No segundo ponto em discussão, os prefeitos exigiram a participação na mesa de discussões sobre os repasses de recursos aos municípios. Nesse assunto, os prefeitos divergem quanto aos mecanismos de distribuição de recursos. Segundo João Luis, não é correto que um município de grandes dimensões geográficas, de acesso impróprio receba o mesmo tratamento de outros com problemas de menor monta.

O secretário foi enfático quanto a isso: “Estamos fazendo estudos nos quais será possível, num futuro próximo, dotar melhor as nossas escolas de infra-estrutura a fim de que o aluno possa permanecer mais tempo na escola e, com isso, diminuir os dias que tem que enfrentar um transporte cansativo e estressante”, ressaltou.

Durante o encontro, os prefeitos mostraram preocupação quanto aos repasses que ficaram pendentes do governo anterior. Danilo assegurou que o governo vem adotando uma política de contenção de despesas para que esses e outros compromissos possam ser honrados pelo atual governo. “Estamos tomando todas as providências para sanar esses problemas de dívidas deixadas pela gestão anterior, bem como nos programando para mantermos em dia o nosso compromisso com cada município do Estado, sem penalizá-los como foi feito no passado”, garantiu.

Por fim, tanto o prefeito Manoel Silvino como o prefeito João Luis saíram satisfeitos do encontro. Ambos ressaltaram as qualidades técnicas do secretário Danilo, sobretudo no desafio de transformar a realidade da Educação no Estado sem ingerência política.

Fonte: Assessoria de Imprensa ATM