Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Durante uma visita dos representantes da Celtins, entre eles o gerente do departamento do Poder Público da empresa, Elvis José de Freitas Franco, nesta terça-feira, 08, o prefeito Alexandre Abdalla anunciou que em breve serão implantados em Gurupi 12 semáforos e substituídas lâmpadas convencionais dos outros 14 semáforos por tecnologia à base de leds.

Na ocasião os representantes da Celtins apresentaram o projeto “Eficiência Energética” voltado à redução de em torno 90% do consumo de energia elétrica por meio da substituição das lâmpadas dos atuais semáforos da cidade por lâmpadas de tecnologia à base de leds. “É uma parceria que a Celtins está fazendo com os municípios. A Celtins vai implantar o projeto e a partir daí o município vai cuidar da manutenção. É um recurso que a empresa vai aplicar e que vai ser utilizado em parceria com o poder público”, informou Elvis Freitas.

“Com a tecnologia led iremos economizar e reinvestir o dinheiro na gestão do trânsito. O custo beneficio é grande. No caso das lâmpadas de led, além da economia e garantia de cinco anos, o tempo médio de vida útil fica em torno de 12 anos”, disse o prefeito Abadalla.

Mais semáforos

Para melhorar o fluxo e dar mais garantia de segurança no trânsito, o Superintendente Municipal de Trânsito, Cel. Orency Teixeira de Resende, informou que em breve os gurupienses terão muitas surpresas na área de sinalização. “Este projeto já vem sendo feito há mais de ano e já está em fase de conclusão. Estamos fazendo uma parceria com o governo Federal e dentro de, aproximadamente, 60 dias, com a aquisição de outros 12 semáforos teremos um total 26 semáforos na cidade”, disse.

O projeto não ficará somente na implantação de semáforos. Segundo o representante da Dataprom, David Ribeiro, que acompanhou a reunião, está em estudo a implantação de um projeto de gestão semafórica em Gurupi. “Em situações como um problema em uma lâmpada ou acidente teremos como reforço o monitoramento por imagem que servirá, tanto para segurança pública, quanto para auxiliar trânsito. O software vai fazer toda a gestão dos pontos específicos que a gente vai fazer a implantação”, explicou.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Prefeitura de Gurupi