Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Em entrevista concedida durante a sessão da manhã desta quarta-feira, 9, na Assembleia Legislativa, o deputado José Augusto Pugliese (PMDB) explicou as mudanças que ele propôs na resolução 263do Regimento Interno da Assembleia Legislativa. De acordo com o deputado, as mudanças dizem respeito ao percentual de funcionários comissionados que ocupam cargos em comissões da Casa.

Atualmente, a Assembleia Legislativa pode contratar até 55% de funcionários externos para assumirem funções nas comissões permanentes da AL. Com a mudança proposta pelo deputado do PMDB, este percentual cai para apenas 25% de comissionados.

“Esta é uma medida de economia. Nós vamos usar os funcionários da Casa, em vez de trazer mais gente de fora. Quando contratamos funcionários de fora da Casa, precisamos pagar o salário mais as gratificações; com esta medida, só pagaremos as gratificações”, completou Pugliese.

O deputado ainda frisou que, com a alteração na resolução, a Casa de Leis do Tocantins terá uma economia de cerca de R$ 103 mil ao mês, gerando uma economia anual de mais de R$ 1,2 milhão para os cofres do Estado.

Outra mudança proposta pelo deputado, diz respeito às responsabilidades de indicação de parlamentares para a formação das comissões. Atualmente, quem indica nomes para compor estas comissões éo presidente da Casa. De acordo com Pugliese, caso aprovada a mudança proposta por ele, esta definição partirá da Mesa Diretora. "Hoje, quem define isso é o presidenté. Nós queremos que a Mesa indique em conjunto", completou.

As matérias ainda deve ser votada na sessão desta quarta-feira, assim que as comissões forem formadas pelo plenário da Assembleia Legislativa.

(Atualizada às 10:22)