Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

As escolas de educação básica do Tocantins devem ficar atentas ao prazo do Censo Escolar ano base 2010. A um mês da data final, apenas 639 das 1914 escolas existentes no estado, iniciaram o cadastramento no site do Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Esse número corresponde a 32%, do total de instituições de ensino básico do Tocantins.

Até 11 de março todas as escolas de educação básica do país, tanto da rede pública quanto da privada, devem prestar informações relativas à transferência, reingresso, aprovação e reprovação de seus alunos, através do endereço eletrônico: www.educacenso.inep.gov.br.

Esta é a segunda etapa do Censo Escolar da Educação Básica ano base 2010 é a mais completa fonte de informações utilizada pelo Ministério da Educação, e tem como objetivo atualizar os dados estatísticos cadastrados na primeira etapa, encerrada em maio do ano passado.

Os dados do Censo 2010 serão divulgados na página eletrônica do Inep, em 14 de março. Após essa data as escolas poderão proceder às possíveis retificações até 31 do mesmo mês e a divulgação final está prevista para 12 de abril.

As escolas que não informarem a situação de seus alunos ao Inep ficam fora dos indicadores educacionais e, conseqüentemente, sem Ideb, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. O Ideb é divulgado a cada dois anos e expressa, os resultados mais importantes na educação, que são a aprendizagem e o fluxo escolar.

Os estudantes das escolas que não efetuarem o cadastramento também não poderão participar do Enem.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Seduc