Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Os professores da Diretoria Regional de Ensino de Miracema do Tocantins receberam nesta segunda-feira das mãos do secretário de educação, Danilo de Melo Souza, os notebooks tão esperados. Na solenidade foram beneficiados 133 educadores, que terão a partir de agora mais uma ferramenta para utilizarem em sala de aula e fora dela.

O evento que aconteceu na sede da Diretoria da Regional de Ensino de Miracema contou com as presenças do secretário da educação, Danilo de Melo, de Alex Siqueira Campos, representando o pai, o governador Siqueira Campos, da deputada federal Dorinha Seabra, do vice-prefeito de Miracema, Alberone Borba, e do prefeito de Tocantínia e presidente da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM), Manoel Silvino, além de secretários municipais de educação das cidades vizinhas.

A diretora da regional de Miracema, Maria Marlene Rocha, lembrou em seu discurso da época em que os professores recorriam às sucatas para inovarem em sala de aula e ressaltou a importância do uso da tecnologia na educação. “Hoje, com a doação desses computadores, a realidade do professor, passa a ser mais leve, com mais recursos e tempo para prepararem as aulas. É muito gratificante para nós termos esse reconhecimento por parte do governo do estado”, ressaltou.

O secretário da educação, Danilo de Melo enfatizou a importância dada à educação pela atual gestão. “Mesmo com as dificuldades de um início de mandato, o governo teve essa iniciativa de oferecer para os professores mais uma ferramenta que é um facilitador em sala de aula. Em nada as escolas estaduais deverão ficar a desejar às escolas particulares, inclusive na qualidade dos novos uniformes e da merenda escolar”.

Durante a solenidade além da entrega dos computadores, duas notícias agradaram os educadores: a construção de uma Escola de Tempo Integral no município e a concessão de bolsas de estudo para professores dos municípios. A novidade foi anunciada por Alex Siqueira Campos. “Aqui em Miracema vai ser construída uma das primeiras escolas de tempo integral e não é só isso, os professores da rede municipal de todo o Tocantins vão contar em breve com bolsa de estudo oferecida pelo governo do estado para que possam fazer uma segunda graduação ou a primeira no caso dos que não possuírem”.

Josina Pereira, professora há 31 anos, foi uma das beneficiadas com doação, segundo ela os notebooks serão utilizados não só como ferramenta de trabalho, mas também como meio de capacitação profissional. “Com esse computador agora vou poder melhorar ainda mais minhas aulas e poder fazer cursos na área e até mesmo uma pós-graduação on line” planeja.

Já para Laura Alves, há 21 anos educadora, receber o computador é “A realização de um sonho!”, a professora explica que a partir de agora o trabalho será facilitado e as aulas mais atrativas. “É uma maravilha saber que não tenho mais que carregar aquela montanha de papel, que posso planejar e fechar os diários na escola, em casa ou em qualquer lugar! Sem falar que as aulas serão bem mais ricas e dinâmicas”.

Com a entrega de hoje já são 1240 computadores entregues aos professores de cinco municípios: Aparecida do Rio Negro, Palmas, Paraíso, Cristalândia e Miracema. A intenção do governo é entregar notebooks para todos os professores da rede estadual de ensino dos 139 municípios tocantinenses.

Fonte: Ascom Seduc