Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Uma reunião com educadores de escolas envolvidas no projeto Um Computador por Aluno (UCA) no Tocantins está ocorrendo durante esta sexta-feira (18) no auditório do Bloco C, no Campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em Palmas. Na parte da manhã, a professora e assessora do Ministério da Educação, Maria Elisabeth Almeida, esteve reunida com o reitor Alan Barbiero para falar dos resultados do programa e também da avaliação que está sendo realizada.

Segundo Maria Elisabeth, na reunião que está acontecendo com os educadores da escolas que estão no projeto UCA, estão sendo apresentadas experiências que foram desenvolvidas em 2010 e também como serão realizadas as atividades de formação e prática do projeto em 2011. "A avaliação é positiva. A formação está no meio do projeto, ou seja, ainda não terminou. Entretanto, os professores já estão usando os laptops com os alunos, e já temos resultados bastante interessantes. Os professores estão entusiasmados e, inclusive, as famílias estão se envolvendo mais com a escola, por conta desse projeto", contou a assessora do MEC.

Durante a reunião, foi ressaltada a importância da UFT no projeto UCA, como unidade formadora local e a instituição que acompanha o trabalho nas escolas. Para Maria Elisabeth, o projeto tem um lado inovador, além da própria ação de colocar tecnologia nas mãos de professores e alunos, que é o desenvolvimento da parceria entre a UFT e as secretarias municipais e estadual de Educação. "É uma ação efetiva da UFT, trabalhando em conjunto com o sistema de Ensino Básico em busca de ajudar a resolver os problemas locais", pontuou.

Para o reitor Alan Barbiero, além dos pontos ressaltados pela assessora do MEC, a UFT ganha em importância e projeção nacional por fazer parte da formação e também estar presente na avaliação do projeto.

Além de assessora do MEC, Maria Elisabeth é também coordenadora dos programas de pós-graduação em Educação e Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Participaram da reunião a pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da UFT, Marluce Zacariotti; a professora da PUC Cristiana Tavares Casimiro de Oliveira, da PUC-SP; os professores da UFT, Marilene Borges e George França, que atuam na parte de formação do projeto e a professora Sônia Neiva e Jacqueline Ramos, da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFT, como avaliadoras do projeto no Tocantins.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ UFT