Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

O 17º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo (ENPJ) ocorrerá entre os dias 18 a 20 de abril, com o tema “O ensino de Jornalismo em tempos de crise: entre diretrizes curriculares, plataformas convergentes e os desafios do interesse público”, que acontecerá, pela primeira vez, em Palmas, no câmpus da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

O evento tem como tema o futuro do jornalismo no atual cenário de crise política e econômica, e discutirá também os cortes de verbas a políticas e programas públicos de todos os setores, principalmente os de Ciência, Tecnologia e Educação.

O ENPJ é realizado bienalmente com a finalidade de reunir docentes e discentes da área para refletir, trocar experiências e resultados de pesquisas sobre o ensino e a extensão na formação do jornalista.

A professora Marluce Zacariotti, coordenadora do evento, destaca que o tema é muito interessante para ser discutido, "falar sobre convergência e a questão da informação como um desafio, em termos de interesse público, é sempre muito instigante”, disse.

Estão previstas atividades como apresentação de trabalhos, lançamento de livros, painéis de debates e programação cultural. Diversos eventos compõem a programação: 13º Pré-Fórum da Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ); 8º Encontro FNPJ de Coordenadores de Curso de Jornalismo; 3º Ciclo Nacional de Pesquisas em Ensino e Extensão em Jornalismo e o I Jornada Comunica, Calango: o jornalismo como elo de integração entre graduação, pós-graduação e mercado.

Esta edição do encontro é realizada pela Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej), antigo Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ), com organização local sob a responsabilidade do Curso de Jornalismo da UFT.