Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Emerson Silva
  • Prefeito Neto Lino - Foto Emerson Silva

Representada pelo coordenador de Projetos e Convênios, Diego Avelino, a Secretaria Estadual da Cultura esteve presente nas comemorações de 20 anos de emancipação política de Lagoa da Confusão, no último fim de semana.

As festividades tiveram início na manhã de sábado, 19, com os campeonatos de Motocross e Fuscacross. À noite, no salão paroquial, houve uma feira gastronômica com comidas típicas de várias regiões do País, feita pelas escolas do município, projeção de documentário comemorativo com depoimentos de moradores sobre a criação de Lagoa da Confusão, apresentação de danças tradicionais com alunos das escolas locais e show musical com Chiquinho Chokolate e banda.

“Lagoa da Confusão é como alguns municípios do Estado, construída por pessoas de vários lugares do Brasil; para representar essa diversidade foi pensada uma feira com comidas típicas de todas as regiões”, ressaltou Adriana Lino, primeira dama do município, sobre a importância da história na construção da identidade de um povo.

O documentário de aproximadamente 50 minutos chamou atenção do público presente, com vários depoimentos de moradores contando a história da cidade, do seu início até os dias atuais, criando um uma ligação entre passado e presente. “Assistindo o documentário se percebe a importância de cultivar suas raízes para a manutenção da cultura de um povo”, ressaltou Diego Avelino.

No domingo, 20, as atividades começaram às 5h, com uma alvorada festiva com a banda do 1º Batalhão da Polícia Militar do Estado, regida pelo sub-tenente Monteiro, seguida do discurso de autoridades municipais e estaduais, e hasteamento de bandeiras.

Durante seu discurso, emocionado, o prefeito Neto Lino parabenizou a população e os gestores passados, agradeceu o apoio dado a Lagoa pelo Estado, também ressaltou a vontade de construir parcerias com a Secretaria de Cultura e a importância da cultura para a cidade. “Valorizamos os artistas da nossa terra, queremos trazer mais cultura para nosso povo, vamos procurar parcerias com a Secretaria da Cultura”, discursou o prefeito.

Para encerrar as atividades foi oferecido um bolo de 20 metros de comprimento a população e as autoridades presentes.

O município é localizado a aproximadamente a 198 km de Palmas. Sua história se inicia por volta de 1933, com a chegada das primeiras famílias. A primeira visão que elas tiveram foi de uma imensa lagoa azul, protegida por serras e pântanos; a dificuldade que elas enfrentaram para chegar à lagoa gerou muita confusão. Por isso, o nome do povoado e, posteriormente, do município. Sua emancipação política ocorreu após plebiscito realizado em 10 de fevereiro de 1991, com o desmembramento de Cristalândia.

Fonte: Assessoria de Imprensa Fundação Cultural