O juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça Ricardo Chimenti atenderá a imprensa, nesta terça-feira (22/2) às 11h, na sede do Tribunal de Justiça de Tocantins (TJTO) para falar sobre o retorno do órgão ao estado, no intuito de verificar se o Judiciário está cumprindo as determinações feitas na inspeção realizada em 2009. A equipe, composta por juízes e servidores da Corregedoria do CNJ, também vai verificar os problemas que levaram ao afastamento de três desembargadores do Tribunal em dezembro último.
O retorno da inspeção no estado será feito pelos juízes auxiliares da Corregedoria Nacional de Justiça Ricardo Chimenti, Agamenilde Dantas e José Antônio de Paula Santos, pelo assessor especial desembargador Sílvio Marques, além de três servidores. Os trabalhos prosseguem até sexta-feira (25/2) na sede do Tribunal de Justiça de Tocantins (TJTO).
Inspeção
A primeira inspeção feita pela Corregedoria Nacional no Judiciário do Estado ocorreu em junho de 2009 e abrangeu unidades judiciárias de 1º e 2º graus. Excesso de servidores comissionados, grande volume de empréstimos consignados feitos por magistrados e possíveis casos de nepotismo foram algumas das constatações feitas pela equipe de inspeção.
Fonte: Assessoria de Imprensa/ CNJ