Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Em entrevista ao Conexão Tocantins na tarde desta terça-feira, 22, a deputada Josi Nunes (PMDB) comentou sobre a reunião que acaba de acontecer entre os deputados e os representantes dos servidores da Assembleia Legislativa. Como foco principal da reunião, as discussões acerca do corte dos 20% na produtividade dos funcionários.

De acordo com a deputada, foram apresentados os cálculos pelo Sindicato dos Servidores do Legislativo Estadual (Sindilegis), no entanto nenhuma contraproposta que atenda as demandas da Lei de Responsabilidade Fiscal. “Nós desenvolvemos mais propostas e eles vão levar para a assembleia deles que deve acontecer agora a tarde”, disse.

Entre os acordos alicerçados no encontro entre parlamentares e servidores do Legislativo, Josi destacou que o corte na produtividade não será feito já a partir de fevereiro, deixando mais um prazo para que os funcionários da Casa de Leis possam rever os números e apresentar sua proposta. “Nós vamos preservar a produtividade no mês de fevereiro e deixar para aplicar esta resolução a partir de primeiro de março”, completou.

Josi destacou ainda que neste período, os deputados irão acompanhar os gastos da Assembleia para se ter a dimensão dos pagamentos e a aplicação da Lei de Responsabilidade Fiscal. Caso seja comprovada a eficácia dos cálculos dos sindicalistas, o corte da produtividade não será feito. “Nós vamos acompanhar a questão da orçamentária nos próximos meses”, destacou.

Mesmo depois da reunião, a deputada do PMDB voltou a destacar que os representantes dos funcionários da AL não apresentaram uma proposta contundente que resolva o problema de corte de gastos sem atingir o repasse da gratificação por produtividade. De acordo com ela, o que foi apresentado, “Foi que toda a decisão (sobre cortar a gratificação) foi tomada de maneira muito rápida, sem consulta”.

Em rápida passagem pela tribuna de imprensa da Casa, um funcionário frisou que a conquista de um prazo maior antes do corte da produtividade já representa um ganho para os servidores da Assembleia Legislativa.

O Conexão Tocantins tentou contato com o presidente do Sindilegis, Adilson Cruz, no entanto, ele não atendeu a ligação. Os servidores deverão se reunir ainda nesta tarde para definir as ações a serem tomadas com relação ao corte dos 20% nas gratificações por produtividade.