Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Acontecerá na manhã deste sábado, 26, a entrega de um caminhão com câmera frigorífica e uma cozinha comunitária para uso da Colônia de Pescadores de Palmas. Na oportunidade estarão presentes, entre outras autoridades, a Ministra da Pesca e Aquicultura Ideli Salvati, o Prefeito Raul Filho e o Secretário Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Sagri) Joel Borges. O evento está marcado para as 8 horas da manhã na Feira Coberta da 304 Sul.

A entrega faz parte de um convênio firmado pela Prefeitura de Palmas e o Ministério da Pesca e Aquicultura. A cozinha, composta de 33 itens, será doada e o Caminhão Feira será disponibilizado através de termo de permissão de uso, com validade de cinco anos, podendo ser renovado por igual período.

O termo prevê que a manutenção e o motorista sejam providos pela Prefeitura de Palmas. Segundo informações da Diretoria de Abastecimento e Comercialização da Sagri, a chegada deste caminhão poderá resolver uma das maiores dificuldades encontrada pelos pescadores artesanais do município, que é o transporte em condições adequadas dos peixes.

Outro programa em desenvolvimento se beneficiará com o uso do caminhão feira. Trata-se do Programa Peixe nos Bairros, que levará o pescado para ser comercializado diretamente nos bairros de Palmas.

A cozinha comunitária, que está em fase de planejamento da construção do prédio para abrigá-la, será instalada na quadra 304 Sul e possibilitará a capacitação dos pescadores, principalmente no que se refere à correta manipulação dos pescados, através de parcerias com órgãos de treinamento.

Fonte: Ascop