Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Pais e alunos estão satisfeitos com a implantação das primeiras Escolas de Tempo Integral (ETI) da rede estadual de ensino, em Palmas.O período de matrículas, iniciado nesta segunda feira, 28, está movimentando as novas unidades localizadas na quadra 607 Norte e no Jardim Aureny III.

A dona de casa, Marenilde Ramos, moradora da 607 Norte comemora a implantação da escola. Ela conta que ter uma ETI próxima de casa a deixa mais tranqüila. “Estou muito feliz. Antes minha filha tinha que pegar ônibus para ir pra escola. Era longe e quando eu não tinha dinheiro pra pagar, ela ia a pé”, conta Marenilde. Segundo ela, o fato de estudar numa ETI vai ser um marco na educação da filha, e já aguarda ansiosa a época de matricular os outros filhos que ainda estão nas séries iniciais. “Eles vão passar o dia inteiro aqui, estudando e fazendo aulas de dança e computação, ao invés de ficar sozinhos em casa. Queria mesmo era colocar todos, mas quando chegar à idade, serei a primeira da fila”, planeja a mãe.

Mas quem estava no início da fila foi a estudante Craudiene Reis, que chegou cedo, e foi a primeira a ser matriculada na Escola de Tempo Integral da 607 Norte. Ela vai cursar o 6º ano do Ensino Fundamental e se diz contente com a nova escola. “É novinha e bem pertinho da minha casa. Tomara que comece logo as aulas!”, festeja a aluna.

Na unidade implantada na região Norte vai oferecer 600 vagas para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Já na ETI do Aureny III serão outras 520 para as mesmas séries e mais 80 para estudantes do 1º ano do Ensino Médio, somando um total de 1.200 novas vagas.

Documentação

Para a efetivação da matrícula a direção ETI do Aureny III, lembra da necessidade de estar com toda a documentação em mãos. “Muitas pessoas que vieram hoje não puderam fazer a matrícula por não estar com a documentação completa”, relata a diretora da unidade Cristiane Cattony Castro.

No ato da matrícula, os candidatos às vagas deverão comparecer à secretaria da unidade escolhida, acompanhados dos pais ou responsáveis, no período das 8 às 12 horas ou das 13 às 17h, portando cópias dos seguintes documentos: cédula de identidade ou Certidão de Nascimento; Cartão de Vacina; Histórico ou Declaração Escolar; comprovante de residência e uma foto 3x4.

A escola da região Norte fica situada na 607 norte, QI 01, Alameda 05. E a unidade da região Sul está localizada na Avenida H, APE 02, Jardim Aureny III.

Diferencial das ETIs

As duas novas Escolas de Tempo Integral da rede estadual de ensino tem como princípio básico a conciliação entre as atividades intelectuais, culturais e esportivas. Todas as escolas possuem salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, salas de xadrez e dança, quadra poliesportiva e campo de futebol.

Durante as nove horas e meia em que os alunos ficam das dependências da ETI, além de estudarem as disciplinas tradicionais como Língua Portuguesa e Matemática, participam de práticas como Língua Espanhola, Apoio à Aprendizagem, Informática, Experiência Matemática, Iniciação Musical, Dança, Xadrez, Artes Cênicas e Artes Marciais.

Os estudantes do Ensino Médio têm acesso ainda à complementação das disciplinas: Iniciação à Pesquisa, um reforço à Química, Física e Biologia; e Produção Textual que visa o fortalecimento da Língua Portuguesa. A complementação tem como objetivo preparar os alunos para o acesso à universidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Seduc