Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

No final da tarde desta sexta-feira, 04, o secretário da Educação do Tocantins, Danilo de Melo Souza, recebeu, no próprio gabinente, três instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), com quem conversou acerca da possibilidade de expansão do projeto em todo o território tocantinense. Dentre os temas abordados, os representantes da coordenação estadual do programa solicitaram ao secretário Danilo o apoio do governo para a confecção dos materiais didáticos do curso, aplicado a alunos do 5º e do 7º anos do Ensino Fundamental, dos certificados de conclusão e, também, dos uniformes dos “proerdianos.”

De acordo com Danilo de Melo, que afirmou conhecer e admirar a eficiência do trabalho do Proerd há algum tempo, a proposta será muito bem-vista pelo governador Siqueira Campos, que é ferrenho combatente das drogas. “Primeiramente, seria importante se realizar um levantamento de custos junto ao senso escolar, para se formular um projeto bem fundamentado e não haver problemas futuros com licitações e, também, para que possamos atrair e estabelecer outras parcerias. Ao se deparar com uma sugestão com esta envergadura, que preze pela Educação e pelo bem-estar da população, o governador Siqueira Campos vai ficar entusiasmado, apoiando da maneira que o recurso do Estado permitir. Em seguida, podemos até tentar incluir o apoio ao Proerd no PPA (Plano Plurianual) do governo”, ressaltou o secretário.

Atualmente, segundo o aspirante a oficial da Polícia Militar e instrutor do Proerd Jair Morais Ribeiro Júnior, presente na reunião, em apenas oito anos de existência no Tocantins, o programa já foi implantado em 64 escolas de 17 diferentes municípios tocantinenses, tendo formado mais de 102 mil alunos; e as parcerias estabelecidas foram essenciais para a obtenção deste sucesso. “O Proerd não é autossustentável, nós dependemos das parcerias com as escolas, com os governos e com a iniciativa privada. Nossa intenção, agora, é estreitar os vínculos com a Seduc, para, quem sabe, tornarmos o programa um projeto educacional vinculado à política do governo do Estado”, disse Ribeiro Júnior.

ProerdConforme explica o site do Proerd, ele “é um programa de caráter social e preventivo posto em prática em todos os estados do Brasil, por policiais militares devidamente selecionados e capacitados. É desenvolvido uma vez por semana em sala de aula, durante quatro meses em média, nas escolas de ensino público e privado para os alunos que estejam cursando quinto ou sétimo anos do ensino fundamental.”

Sobre a metodologia do curso, ele explica que “através do livro do estudante Proerd, os conteúdos são desenvolvidos de forma dinâmica em grupos cooperativos, onde nas aulas são realizadas atividades voltadas ao desenvolvimento das habilidades individuais para que a crianças e os jovens possam tomar suas decisões de forma consciente, segura e responsável.”

Já sobre a aplicação dos ensinamentos, o site diz que “o programa também é desenvolvido à família, em um curso específico para pais ou responsáveis , durante um mês, uma vez por semana, com duração de duas horas cada encontro.”

Fonte: Ascom Seduc, com informações do site do Proerd