Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Com a presença de um grande número de pessoas, foi lançado na manhã desta sexta-feira, 11, na Praça Lysias Rodrigues, o projeto Cidade Limpa. Trata-se de uma iniciativa inovadora envolvendo poder público e sociedade organizada. A meta é desenvolver ações visando gerar dentro da comunidade o sentimento de responsabilidade individual pela manutenção da cidade limpa garantindo mais qualidade de vida aos cidadãos.

O evento contou com a presença do prefeito de Pedro Afonso, José Júlio Chagas, o Julhão (PMDB), de funcionários, do representante da Bunge – estatal que possui uma usina de açúcar e álcool no município –, Jeferson Fernando Hining, e de representantes da Cooeperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), Lions Clube Encontro das Águas de Pedro Afonso, Sindicato Rural, Polícia Militar, Tiro-de-Guerra 11-004, Engetec, igrejas católica e evangélicas e de várias entidades públicas e privadas do município.

Na ocasião, o prefeito destacou que o poder público tem a obrigação de contribuir para a limpeza urbana, mas é essencial que cada cidadão também tenha a consciência de seu papel em ajudar a manter a cidade limpa. “Com a união da Prefeitura e da comunidade, certamente teremos uma cidade cada vez melhor para se viver”, destacou o Julhão, acrescentando que todas as secretarias municipais estão empenhadas na execução das atividades do projeto.

“Nosso papel neste momento é contribuir, fazer um pouco mais que a nossa responsabilidade. È ajudar a cidade a ficar mais limpa e, por conseqüência, diminuir as possibilidades de doenças em nossa comunidade”, destacou Jeferson Fernando Hining, lembrando: “Essa iniciativa não é da Prefeitura, não é da Bunge, não é da Coapa, da Igreja.... é um movimento que vários cidadãos buscando com um objetivo em comum: ter uma cidade mais limpa e um cidadão mais consciente de suas responsabilidades”, conclui.

A secretária municipal de saúde, Júlia Maria Herling, lembrou que existe um alerta de que o vírus do tipo 4 da dengue possa chegar ao Tocantins. Para ela, o projeto contribuirá significativamente no combate a doença. “Com certeza, uma cidade mais limpa afasta o risco de doenças como a dengue”, explicou a gestora de saúde.

Planejamento

Reuniões foram realizadas em fevereiro e no início deste mês para definir as ações que buscam desenvolver o senso de responsabilidade de cada cidadão com relação à cidade, e reduzir os casos de dengue e demais doenças causadas pela falta de limpeza urbana.

Uma das primeiras medidas foi a realização, nas últimas duas semanas, de uma enquete na Rádio Vale do Tocantins FM, na indústria da Bunge, nas escolas e no site centronortenoticias.com.br perguntando: “Quem é o responsável por manter a cidade limpa?”. A intenção dos organizadores foi “provocar” a comunidade. Mais de 2 mil pessoas responderam a pergunta. Para 40% dos entrevistados a responsabilidade é do poder público, isto é, da prefeitura; 32% disseram que é o cidadão, e 22 % disseram que a comunidade é a responsável por manter a cidade limpa.

Para os organizadores do Cidade Limpa todas as respostas estão certas, mas não estão completas. “Responder ‘eu’ significa dizer que todos, o prefeito, o padre, o pastor, o juiz, o delegado, o morador, o comerciante estão conscientes de seu papel como cidadão e irão assumir a sua responsabilidade por manter a cidade limpa”, lembra Hining.

Mutirão e continuidade

A próxima ação, que acontecerá de 14 a 18 de março, será um grande mutirão de limpeza para eliminar focos de mosquitos transmissores da dengue e de outras doenças. Nos três primeiros dias, equipes compostas por agentes comunitários de saúde e de endemias, recrutas do Tiro-de-Guerra 11-004, estudantes e outros voluntários, irão visitar residências de todos os bairros conscientizando os moradores sobre a importância de cada um para o êxito do mutirão e entregando sacos plásticos de 100 litros para acondicionar o lixo orgânico e materiais recicláveis como plásticos e vidros. Nos dias 17 e 18 será realizado o mutirão de limpeza, com o apoio de máquinas e homens da Prefeitura, da Bunge, de produtores rurais e voluntários.

Outra ação importante que será realizada é uma audiência dia 30 de março, às 18 horas, no auditório da Prefeitura de Pedro Afonso, para discutir a revisão do Código de Posturas do Município, documento que institui as normas disciplinadoras da higiene pública e privada, os deveres do cidadão com relação a convivência em comunidade, bem como as punições para quem, por exemplo, joga lixo em local inadequado.

A idéia do projeto é que ao término do mutirão sejam desenvolvidas outras iniciativas para manter a cidade limpa, entre elas, atividades educativas em escolas municipais e estaduais, incentivo aos cidadãos que realizarem ações positivas e medidas punitivas por parte da poder público municipal e da justiça.

Participantes

O Projeto Cidade Limpa conta com a participação de diversas entidades, entre elas a Prefeitura de Pedro Afonso, Bunge, Coapa, Sindicato Rural, Lions Clube Encontro das Águas, Promotoria Pública, 3º Batalhão da Polícia Militar, Tiro-de-Guerra 11-004, ACIPA, Engetec, Faculdade Rio Sono, Colégio Agrícola Dr. José de Sousa Porto, escolas municipais e estaduais, igrejas católica e evangélicas, Promotoria Pública, Comarca de Pedro Afonso, Câmara de Vereadores, Esfotec, Rádio Vale e o Jornal Centro-Norte Notícias.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Pedro Afonso