Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Diógenes Santos

Foto: Diógenes Santos

O deputado federal Júnior Coimbra (PMDB) defendeu na tarde desta terça-feira, 15, durante discurso na Sessão Ordinária da Câmara dos Deputados, a proposta de instituição do voto majoritário para a eleição de deputados e vereadores.

Coimbra argumentou que a necessidade de mudanças no sistema eleitoral brasileiro é uma unanimidade. “Entre os diversos motivos que se encontram por trás dessa discussão, encontra-se a questão da representatividade”, afirmou o parlamentar.

Júnior Coimbra considera a proposta do voto majoritário para as eleições legislativas a mais importante dentre as que serão discutidas no projeto de reforma política. Para o parlamentar, a aplicação dessa regra evitará a ocorrência de situações paradoxais e frequentes no sistema atual: “a eleição de candidatos com poucos votos, puxados por um candidato bem votado do mesmo partido ou coligação e a derrota de candidatos que não alcançaram o quociente eleitoral exigido para serem eleitos, apesar de terem obtido votação expressiva”, disse.

Segundo o deputado, o eleitor não entende e desconfia de um sistema que exclui candidatos bem votados e que elege outros com pouca votação.

O parlamentar concluiu seu pronunciamento afirmando que o sistema eleitoral será tão mais democrático quanto mais ele for capaz de observar a vontade da maioria e traduzi-la em políticas públicas em sintonia com o eleitor.

Fonte: Assessoria de Imprensa Júnior Coimbra