Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O gabinete da deputada estadual Amália Santana do PT recebeu nesta quinta, 17, a visita do assessor da Presidência da República, Maurício Dutra Garcia. O assessor é um dos responsáveis no Governo Federal pelas ações referentes ao acordo internacional dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e veio a Palmas para fechar parceria junto à Prefeitura de Palmas e outros municípios tocantinenses.

Na Assembleia, Maurício Dutra foi recebido pelo chefe de gabinete da deputada Amália Santana, Milne Freitas. A principal proposta da visita foi buscar o apoio parlamentar para as ações dos ODM no Tocantins. Segundo Dutra a meta de 2011 é garantir a municipalização dos oito objetivos proposto pela Organização das Nações Unidas – ONU na resolução dos principais problema mundiais. “O Brasil já tem servido de exemplo para o resto do mundo nos ODM, mas ainda temos muitos municípios com altos índices de pobreza, mortalidade infantil dentre outros problemas que pretendem ser combatidos mundialmente, então o nosso objetivo neste ano é trabalhar diretamente nessas regiões”, explicou o assessor.

Em nome da deputada petista, o chefe de gabinete garantiu o apoio e a valorização de ações que promovam mais qualidade de vida nos municípios tocantinenses. “Muitos dos nossos 139 municípios ainda enfrentam problemas de pobreza, saúde, falta de saneamento básico, questões sociais que também são prioridade para o PT e para a deputada Amália Santana”, disse Freitas.

Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODM

Em 2000, durante os eventos da Cúpula do Milênio, promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), 191 chefes de Estado aprovaram a Declaração do Milênio, um compromisso político que sintetiza várias das importantes conferências mundiais da década de 1990 e articula as prioridades globais de desenvolvimento. Como produto desta Declaração, foram consensuados oito grandes objetivos, denominados Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, a serem alcançados até 2015 por meio de ações de combate à pobreza e à fome, promoção da educação, da igualdade de gênero, de políticas de saúde, saneamento, habitação e meio ambiente. Para monitorar o alcance desses objetivos a ONU definiu um conjunto de 18 metas e 48 indicadores associados, que incorporam o que é possível implementar, mensurar e comparar em escala mundial. No Brasil o Prêmio ODM incentiva e valoriza ações ligadas aos oito objetivos em diferentes âmbitos da sociedade.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Amália Santana