Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação UCI

Foto: Divulgação UCI

A Federação das Indústrias do Estado do Tocantins - Fieto e a Prefeitura de Gurupi assinaram na última quarta-feira, 16, um termo de cooperação técnica que viabiliza a parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Senai - e a Vigilância Sanitária do município.

O objetivo é difundir o Programa Alimento Seguro por meio do curso de Boas Práticas de Fabricação junto aos estabelecimentos que renovam o alvará de funcionamento anualmente.

Através da parceria com o Senai, os agentes que atuam na fiscalização da Vigilância Sanitária serão capacitados com a metodologia do Programa Alimento Seguro. Após a mobilização dos agentes, a oferta do curso será direcionada para os mais de 800 estabelecimentos do segmento de alimentação no município.

Para a emissão de novos alvarás e renovação dos atuais, a Vigilância Sanitária passará a exigir que o responsável pela manipulação de alimentos na empresa tenha a certificação do curso de Boas Práticas para Manipulação de Alimentos.

A exigência, que já consta na legislação da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), ainda não era estipulada no município devido à dificuldade de oferta do curso pelas instituições.

Os representantes das instituições envolvidas destacaram a importância da capacitação para o desenvolvimento da região. O prefeito Alexandre Abdalla refletiu sobre a contribuição do curso para o melhor desempenho do trabalho dos agentes e o ganho da parceria para a cidade de Gurupi.

O presidente da Fieto, Roberto Magno Martins Pires, reforçou a parceria com a prefeitura. “Estamos aqui para sermos parceiros e alavancar o desenvolvimento dessa região”, finaliza Pires.

Fonte: Assessoria de Imprensa Fieto