Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Devido à circulação do vírus do Sarampo nas Américas e ao caso importado, de um homem de 41 anos, registrado este ano, no município de Campinas (SP), a Secretaria Estadual da Saúde alerta a toda população que procurem um posto de vacinação mais próximo e atualizem seu cartão de vacina.

O alerta vale para que haja uma atualização do esquema de vacinação. A pessoa que não tiver o cartão de vacina ou não lembrar se tomou, deve ser imunizada. A vacina contra o sarampo é chamada tríplice viral e também protege contra a rubéola e a caxumba.

No calendário básico de vacinação, a primeira dose da tríplice viral é aplicada aos 12 meses e uma segunda dose de 04 a 06 anos de idade. Para as pessoas entre 07 e 19 anos de idade, recomenda-se que recebam duas doses (com intervalo de 30 dias) e para as pessoas entre 20 e 50 anos, pelo menos uma dose.

Segundo a coordenadora de imunizações da Sesau, Marlene Alves, é importante que todos tomem a vacina, principalmente aqueles que viajarão para fora do Brasil, “Estes precisam se vacinar com antecedência mínima de 15 dias e não esquecer de levar o cartão de vacina consigo”, orientou.

A vacinação dos viajantes para países fora das Américas visa impedir que pessoas previamente não imunizadas contraiam a doença fora do País e a reintroduzam em nosso meio. A vacina contra o sarampo é a única medida preventiva e a mais segura, e está disponível em todos os Postos de Saúde do Estado.

No Brasil, o sarampo é uma doença de notificação compulsória desde 1968. Em 1999, foi implantado o Plano de Erradicação do Sarampo, que tem o objetivo de manter a interrupção de transmissão do vírus autóctone da rubéola e sarampo e impedir a reintrodução do vírus no País.

No Tocantins não existe casos confirmados desde o ano 2000.

Sarampo

É uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmissível e extremamente contagiosa, muito comum na infância. São sintomas da doença: febre, coriza, tosse, conjuntivite, eczema (manchas vermelhas no corpo). O sarampo pode levar as seguintes complicações, como: pneumonia, otites, meningites, surdez e retardo mental.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Sesau