Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Para Borges da Silveira, Brasil caminha para a consolidação da ciência e da tecnologia

Para Borges da Silveira, Brasil caminha para a consolidação da ciência e da tecnologia Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Para Borges da Silveira, Brasil caminha para a consolidação da ciência e da tecnologia Para Borges da Silveira, Brasil caminha para a consolidação da ciência e da tecnologia

O secretário Estadual da Ciência e Tecnologia, Luis Carlos Borges da Silveira, disse que o Tocantins deu um passo importante para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação com a FAPT – Fundação de Amparo à Pesquisa sendo aprovada pela Assembleia Legislativa, ontem. A afirmação foi feita durante entrevista ao Bom Dia Tocantins exibido pela TV Anhanguera/Globo na manhã desta quinta-feira, 25.

Borges da Silveira falou que o Brasil caminha para a consolidação da ciência e da tecnologia e o Tocantins não poderia ficar fora desse processo. “Entendemos que o presente e o futuro dependem da ciência, e a FAPT vai ser importante para o apoio das pesquisas. Os deputados estaduais estão de parabéns por entender a necessidade que o Estado tinha de criar essa Fundação”, ressaltou o secretário.

Outro ponto destacado por Borges da Silveira foram os convênios que poderão ser ampliados com Instituições de Apoio e Financiamento de Pesquisas como a FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos, e o CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Ontem os deputados aprovaram sem emenda e por unanimidade o Projeto de Lei Nº 02/2011 de autoria do Governo do Estado instituindo a FAPT. A Fundação será vinculada a Secretaria da Ciência e Tecnologia.

O Projeto de Lei da FAPT deverá ser sancionado pelo governador Siqueira Campos no próximo dia 31 durante a abertura do Fórum do Consecti – Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Ciência e Tecnologia, em Palmas. O evento vai contar com a participação do ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante.

Fonte: Assessoria de Imprensa C&T