Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

O diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT), Prof. Dr. Renato Sarmento, participa do Fórum Nacional do CONFAP - Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa, desta vez, realizado na capital maranhense.

O evento, que iniciou nesta segunda-feira, 23 e vai até o dia 25, acontece no Hotel Luzeiros, em São Luís, e contará com as presenças da governadora do Estado do Maranhão, Roseana Sarney, do ministro da ciência e tecnologia, Marco Antonio Raupp, do adido científico da Embaixada da Itália no Brasil, Roberto Spandre, dos presidentes do CNPq, Glaucius Oliva, da CAPES, Jorge Almeida Guimarães, da Finep, Glauco Arbix, do CONSECTI, Odenildo Sena, do CONFAP, Mário Neto, além de diversos presidentes de Fundações Estaduais da Amparo à Pesquisa.

Dando início aos trabalhos, haverá a apresentação das “Oportunidades Científicas e Tecnológicas entre o Brasil e Itália”, feita pelo Presidente do Centro Nacional de Pesquisas da Itália – Profº Luigi Nicolais.

Em seguida, a programação desta edição do Confap, especialmente voltada para os parques tecnológicos, segue com um painel sobre o “Cenário dos Parques Tecnológicos no Brasil”, comÁlvaro Toubes Prata – secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Francilene Procópio Garcia – presidente da ANPROTEC e Paulo Mol – diretor da CNI.

Após essa reflexão inicial, serão apresentados cinco cases relacionados a parques tecnológicos, a saber: Case#1 “Parque Tecnológico Alfa – Santa Catarina”, por José Fiates – Superintendente da Fundação Certi; – Case#2 “Parque Tecnológico do Guamá - Pará”, por Ubiratan Holanda Bezerra – Coordenador do Parque Tecnológico do Guamá, – Case#3 “Tecnopuc – Rio Grande do Sul”, por Roberto Moschetta – Diretor do Tecnopuc, – Case#4 “Porto Digital – Pernambuco”, por Francisco Saboya – Diretor Presidente do Porto Digital e – Case#5 “Sistema Paulista de Parques Tecnológicos - SPTec”.

O secretário de inovação do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Nelson Fujimoto comporá, juntamente com Álvaro Toubes Prata – secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação e Guilherme Ary Plonsky – professor Titular da USP, o painel “O papel dos Parques Tecnológicos dentro do Programa Brasil Maior”.

Fechando os painéis, o presidente da Finep, Glauco Arbix, a Chefe de Departamento BNDES, Helena Lastres e a Coordenadora de Ciência e Tecnologia do BID, Vanderleia Radaelli discutirão sobre “Papel das agências financiadoras para projetos de Parques Tecnológicos”.

Está prevista ainda, a apresentação do prof. Dr. Hélio Leães Hey, sobre o Fórum de pró-reitores de pesquisa - FOPROP e a avaliação das possibilidades de interação entre as entidades e órgãos ali presentes.

O diretor científico da FAPT, Renato Sarmento, aponta a importância deste evento, principalmente pela possibilidade de se adquirir conhecimentos e ouvir experiências sobre parques tecnológicos de várias partes do Brasil, destacando que eles são fundamentais para o desenvolvimento do Estado.