Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Novas tecnologias de recuperação e manutenção de pastagens serão apresentadas neste sábado durante dia de campo em Arapoema, a 384 km de Palmas. O “Dia Especial sobre Recuperação e Manutenção de Pastagens”, como o evento está sendo chamado, reunirá produtores, técnicos e autoridades na fazenda São Paulo, a partir das 8 horas.

A realização é da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário em parceria com as instituições vinculadas (Adapec, Ruraltins e Itertins), a Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e a fazenda São Paulo.

Entre as palestras técnicas previstas estão: recuperação e manutenção de pastagens degradadas; mortes das pastagens; fato que causou prejuízo aos produtores da região nos últimos anos.

O evento engloba ainda discussões sobre linhas de créditos disponíveis para o setor agropecuário. Agentes financeiros convidados pela Seagro farão demonstrações sobre como funciona a operacionalização dos recursos, tanto do Banco da Amazônia, como do Banco do Brasil.

Conforme dados da Diretoria de Desenvolvimento Agropecuário, o Estado do Tocantins tem aproximadamente 7 milhões de hectares de pastagens. Desse total, 5,5 milhões de hectares apresentam algum estágio de degradação. A diretoria informa ainda que para melhorar as pastagens são necessárias novas práticas, utilizando tecnologias para a agropecuária de baixo carbono, principalmente com o sistema de Integração-Lavoura Pecuária Floresta.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Seagro