Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Edivan Cavalcante

Foto: Edivan Cavalcante

O Fórum Estadual de Economia Solidária do Tocantins realizou na manhã dessa sexta-feira, 25, a Plenária Estadual de Economia Solidária e teve a participação de representantes dos fóruns regionais do Estado: norte, centro, centro sul, sul e sudeste do Tocantins; além de gestores públicos e entidades não governamentais. A Unitins – Fundação Universidade do Tocantins também faz parte do Fórum Estadual.

“Nosso objetivo é a realização de um histórico da economia solidária no Tocantins, verificar em que avançamos, onde não avançamos e o que precisamos melhorar. Precisamos atuar mais efetivamente em parceria com outras entidades, principalmente governamentais, e nos integrar às políticas públicas para fazer esse desenvolvimento que queremos, um desenvolvimento mais humano, que tenha a economia solidária como estratégia”, explicou José Celso Carbonar, coordenador do evento.

Entre os pontos discutidos estão a reestruturação do Fórum Estadual de Economia Solidária e a elaboração de um documento com as demandas a ser apresentado ao Governo do Estado, documento esse já vem sendo discutido nos fóruns regionais com todos os atores sociais envolvidos no processo.

“Esse encontro nos possibilita discutir prioridades, em alguns eixos, para o desenvolvimento da economia solidária, por exemplo, finanças e a organização social e política desses fóruns. A Unitins já vem realizando um mapeamento em todo o Estado, levantando a quantidade de empreendimentos. Daqui sairão algumas diretrizes para atuarmos juntos às políticas públicas para economia solidária”, afirmou Joran Oliveira Junior, membro do Fórum e da equipe de coordenação de Extensão e Ações Comunitárias da Unitins.

A Plenária Estadual tem o apoio do Centro de Formação em Economia Solidária - CFES/Norte, com recursos da Secretaria Nacional de Economia Solidária/MTE. (Ministério do Trabalho e Emprego).

Fonte: Assessoria de Imprensa Unitins