Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Nos próximos dez dias, a Polícia Militar do Tocantins inaugurará sua primeira Unidade de Polícia Comunitária (UPC) no Tocantins, na quadra 906 Sul, em Palmas. No local, com a presença efetiva de militares, haverá atendimentos jurídico e social, práticas esportivas e aulas de defesa pessoal, com o objetivo de reinclusão na sociedade de pessoas que apresentam vulnerabilidade social.

O anúncio da inauguração da UPC foi feito pelo comandante geral da PMTO, coronel Marielton Francisco dos Santos, na manhã desta quarta-feira, 30, na sede do QCG – Quartel do Comando Geral, na capital, durante a apresentação do projeto de criação da Rede Comunitária de Segurança (RCS) - para um grupo de Oficiais da Corporação -, feita pela capitão Welere Silveira, diretora de Ações Preventivas e Integração Polícia Comunidade da Subsecretaria de Polícia Comunitária e coordenadora estadual do Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência. A Rede tem o objetivo maior de integrar polícia e comunidade no combate ao crime no Estado, despertando nas pessoas a consciência de que segurança pública compete a todos os cidadãos.

O comandante geral coronel Marielton entende que os problemas relacionados à segurança pública só serão resolvidos se houver uma união entre os vários segmentos organizados da sociedade, que irão dar um encaminhamento dos problemas existentes nas comunidades, problemas estes que se não forem resolvidos podem resultar em ocorrências criminais. “Nesse contexto, cabe ao policial militar o importante papel de promover a mobilização social e coordenar os trabalhos que irão proporcionar uma série de atendimentos à sociedade, como atendimento jurídico, práticas esportivas, atendimento médico aos usuários de drogas, entre outros, através das Unidades de Policiamento Comunitário, que ficarão responsáveis pela efetivação das Redes e das Bases Comunitárias de Segurança”, adiantou o comandante.

A rede

A RCS funcionará com orientações à comunidade – nos seus mais diversos segmentos – sobre o papel de cada um na promoção da segurança pública. Para isso, serão realizados cursos pontuais com esses segmentos, focados em diferentes regiões das cidades (o projeto terá início por Palmas, estendendo-se, posteriormente, para Gurupi e Araguaina). Serão parceiros da Rede o Poder Público, comerciantes, associações, entre outros. Conferências e capacitações também estão no roteiro. Um outro objetivo considerado importante durante a apresentação é o fortalecimento do vínculo de confiança entre a comunidade participante da Rede com o policiamento das áreas que serão atendidas.

Para o subsecretário de Polícia Comunitária, tenente coronel Jaizon Veras Barbosa, a Rede Comunitária “é um projeto destinado a arregimentar parceiros dos mais diversos segmentos para colaborar com a segurança pública na prevenção à violência”, disse.

Fonte: Assessoria de Imprensa PM