Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Com o slogan “Vida Saudável, multiplique essa idéia”, a Secretaria de Estado da Saúde – Sesau realizou na manhã desta segunda – feira, 4, no Auditório do Anexo I, a abertura da Semana Estadual da Qualidade de Vida Saudável. A programação que segue até a sexta-feira, 08, contará com ações sobre a prevenção de doenças e orientações para uma melhor qualidade de vida.

Na programação estão previstos desde mensuração de pressão arterial no Parque Cesamar, oferecidos gratuitamente aos usuários do local, bem como orientações na prevenção das doenças crônicas, panfletagem ao público com folders educativos, nos shoppings Capim Dourado e Palmas Shopping e blitz educativa em parceria com a ATTM, na Avenida JK. Na quinta-feira, 7, uma Unidade Móveldo SESI, Programa Cozinha Brasil, estará no estacionamento do Anexo I daSesau, ministrando uma oficina sobre aproveitamento total dos alimentos.

Segundo a diretora de Doenças Transmissíveis e Não Transmissíveis, Regina Figueiredo, o evento está sendo realizado com o intuito de oportunizar as pessoas um momento para a discussão sobre a importância de se manter hábitos saudáveis, promovendo assim, uma melhor qualidade de vida.

Na abertura da Semana, os participantes assistiram uma palestra sobre as DANTs – Doenças e Agravos Não Transmissíveis e hábitos alimentares da população, ministrada pela enfermeira e técnica da Sesau, Írian Alves dos Santos, e prestigiaram também a apresentação artística, da servidora da Seduc – Secretaria Estadual de educação, Iva de Oliveira.

Na ocasião, estavam presentes os técnicos do Anexo I da Sesau, da Superintendente de Vigilância e Proteção à Saúde, Erlaene Tedesco, da Diretora de Doenças Transmissíveis e Não Transmissíveis, Regina Figueiredo e do representante do Cosems – Conselho de Secretários Municipais de Saúde, Nilton Vale Cavalcante.

A Semana Estadual da Qualidade de Vida Saudável foi escolhida para ser realizada neste período devido coincidir com outras datas importantes, como o Dia Mundial da Atividade Física, 6 de abril e o Dia Mundial da Saúde, dia 7 de abril. E no dia 11 de abril, a Semana Nacional de Promoção da Qualidade de Vida, data instituída pelo Ministério da Saúde. O evento é uma realização da Sesau por meio da Diretoria de Doenças Transmissíveis e Não Transmissíveis/Gerência da DANTs.

Fonte: Ascom Sesau