Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

A Fundação Universidade do Tocantins - Unitins participou nesta terça-feira, 5, do lançamento da Agrotins 2011, realizado no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas. Baseado no tema deste ano, “Agropecuária de Baixo Carbono”, a Unitins vai levar para maior feira de agronegócios da Região Norte o resultado de seus estudos e pesquisas na área e como esse material, rico em conhecimento, pode contribuir para o desenvolvimento do setor no Estado.

Entre as atividades da Unitins na Agrotins, estão palestras, clínicas tecnológicas, Dia de Campo e montagem de mini-laboratório. A feira vai acontecer de 10 a 14 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas.

Para o reitor da Unitins, Joaber Macedo, essa será uma grande oportunidade para apresentar ao setor produtivo e à comunidade em geral, o resultado das pesquisas e os serviços prestados à população pelo centro de pesquisa da universidade.

A Unitins vai oferecer palestras de várias temáticas tanto para técnicos como para os visitantes durante os cinco dias de evento. Entre elas, estão Sequestro de Carbono e Mudanças Climáticas, Controle alternativo de Pragas e Cultivares de soja para produção de Biodiesel. Além disso, os participantes poderão conferir as clínicas tecnológicas, onde serão apresentadas diagnose de doenças de plantas e inovações tecnológicas da pecuária leiteira.

Os pesquisadores da universidade vão promover também um Dia de Campo, com plantio direto de hortaliças; cultura da mandioca; manejo na apicultura; resíduos de rochagem aplicados a agricultura; integração lavoura-pecuária (ovino-pinhão manso); cultura do girassol; cultivares de Feijão caupi adaptados ao estado do Tocantins; processamento de frutos do Cerrado; e laboratório móvel de análise de água.

O stand da Unitins na feira terá um mini–laboratório, onde serão montados alguns equipamentos como microscópio, balança, BOD, centrífuga. “Os visitantes poderão conhecer de perto a rotina de um laboratório de pesquisa assim como alguns equipamentos utilizados para análise de amostras”, explica a diretora de Pesquisa Agropecuária da UnitinsAgro, Roberta Zani.

O stand oferecerá também degustação de licores, patês e geléias produzidos a partir de frutos regionais; exposição de coleções entomológicas; exposição de coleções botânicas; divulgação das Incubadoras de Empresa da Unitins, como a CDTI e Economia Solidária; e informações climáticas em tempo real, pelo Nemet/RH – Núcleo de Meteorologia e Recursos Hídricos.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Unitins