O deputado federal Laurez Moreira (PSB/TO) esteve na manhã de ontem, terça-feira, 5, no Ministério da Ciência e Tecnologia onde teve a confirmação por parte do Secretário de Inclusão Digital, Marco Antônio de Oliveira, da liberação de recursos para a viabilização dos Centros Vocacionais Tecnológicos em Tocantins (CVTs).
Os municípios de Figueirópolis e Miranorte terão os dois primeiros CTVs do Estado viabilizados por meio de Emendas ao Orçamento da União de autoria do deputado, no valor de R$ 1.200.000 milhão.
“A atuação proposta pelo projeto dos CVts inova, viabiliza e intensifica a conectividade entre todos os envolvidos com foco na inclusão social para o desenvolvimento sustentável. Desde quando chegamos ao Congresso Nacional, temos a preocupação de preparar a juventude para o mercado de trabalho e de criar oportunidades para os tocantinenses”, ressaltou Laurez Moreira.
Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs)
Os Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) são unidades de ensino e de profissionalização, voltados para a difusão do acesso ao conhecimento científico e tecnológico, conhecimentos práticos na área de serviços técnicos, além da transferência de conhecimentos tecnológicos na área de processo produtivo.
Os CVTs foram criados em 2003 com o objetivo de fortalecer a rede nacional de difusão e popularização do conhecimento científico e tecnológico por meio da ampliação dos pontos de acesso ao conhecimento em C&T que propiciem a formação continuada de qualidade, ambientes adequados, e demais condições que permitam levar para a sala de aula e para os espaços não-formais de educação, a experimentação, a investigação da realidade e a difusão do conhecimento científico e tecnológico e suas aplicações no cotidiano das pessoas.
Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia