Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Marcio Vieira

Símbolo de honradez, competência e ética. Foi assim que o governador Siqueira Campos definiu o conselheiro José Jamil Fernandes Martins, que foi homenageado em uma sessão solene por seus serviços prestados ao Estado na tarde desta quarta-feira, 13, no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO). O conselheiro José Jamil se aposenta compulsoriamente no próximo dia 21, quando completa 70 anos.

Durante a solenidade o governador Siqueira Campos enfatizou os brilhantes trabalhos prestados pelo conselheiro. “Este momento me emociona, pois o conselheiro esteve presente no começo de um projeto de vida. Ele veio cumprir uma missão aqui no Estado e foi testemunha do início da trajetória deste Tribunal. Você, Jamil, é um homem que não pode nos deixar. Você se aposenta, mas não vai sair deste Tribunal, pois essa família que está aqui te adora e nós em geral adoramos e precisamos de você. Da sua sabedoria e da sua postura ética”, ressaltou o governador.

Siqueira Campos destacou ainda o desejo de que o conselheiro continue contribuindo com o Estado. “Estamos aqui hoje para te homenagear e agradecer pelos brilhantes serviços que prestou ao nosso Estado. Tenho muito orgulho de ser seu companheiro e amigo e quero que você esteja conosco na luta pelo nosso povo. Você é um amigo e um administrador que serviu o Estado de forma magnífica e continuará servindo”, frisou Siqueira Campos que presenteou o conselheiro com um broche no formato de girassol.

O presidente do TCE, Severiano Costandrade também homenageou o conselheiro Jamil e destacou sua dedicação e competência. “Temos a honra de termos no TCE o conselheiro José Jamil, que sempre foi um exemplo de ética, sensatez, honra e competência”, afirmou. Durante a solenidade foi apresentado um vídeo que trouxe depoimentos dos demais conselheiros do TCE, servidores e familiares do conselheiro.

Ao agradecer a homenagem o conselheiro José Jamil disse que deixa o TCE com a sensação de dever cumprido e agradeceu ao governador Siqueira Campos pela oportunidade de servir ao povo tocantinense. “Eu quero agradecer aqui publicamente ao governador Siqueira Campos por ter me dado a oportunidade de participar dessa Corte de Contas, sem jamais ter feito qualquer tipo de ingerência em processos aqui analisados. Fica o seu exemplo de ética que deve ser seguido por todos. Agradeço ainda ao governador em nome das um milhão e trezentas mil pessoas desse Estado, por sua luta pela criação de um Estado digno. Serei um eterno devedor diante de vossa excelência e peço a Deus que ilumine o seu caminho para o bem de todos nós”, disse o conselheiro.

Perfil

O conselheiro José Jamil Fernandes Martins é graduado em Economia, especialista em Bancos de Desenvolvimento e mestre em Economia. Em 2010 concluiu doutorado em Desenvolvimento Sustentável. No Tribunal de Contas desde 1995, o conselheiro presidiu o órgão de 2003 a 2006. Participou da implantação do Programa de Modernização do Sistema de Controle Externo dos Estados e Municípios - Promoex, e da implantação de vários projetos, entre eles o programa de bolsas de estudos para os servidores do TCE. José Jamil adiantou que após sua aposentadoria volta a se dedicar à educação como professor e também ao desenvolvimento de programas de políticas públicas para a região Norte.

Fonte: Secom