Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

A fase da adolescência vivida no ambiente escolar remete a muitas dúvidas, experiências e descobertas relacionadas ao amor, sexo, amizades, conflitos na família, escola, que devem ser tratadas e discutidas sem tabus. E nada melhor que a música, aliada a dança e ao teatro, para tornar esse assunto mais interessante. Com essa proposta, o espetáculo musical “Ensaios”, da Cia. de Teatro Sorria Meu Bem, selecionou jovens de escolas da região sul de Palmas, com talento para o canto, dança e interpretação, que farão parte do grupo musical Jovins e Tals.

Após uma bateria de testes, foram selecionados nove jovens do Centro de Ensino Médio de Taquaralto: Aramis Rocha, Renata Alves, Clarisse Gomes, Francesca Raiane, Luana Lima, Alessandro Feitosa, Jakson Matos, Mere Ruthe Carolina Alves e Maciel Trindade.

De acordo com o diretor do grupo, Thomas Batista, o projeto promove a cultura dos musicais em Palmas. “É uma arte integrada às demais áreas como dança, teatro e audiovisual. Uma ótima oportunidade dos jovens falarem o que gostariam de ouvir, através de músicas inéditas”, explicou.

O diretor do Centro de Ensino Médio de Taquaralto, Adolfo Bezerra, recebeu o projeto com boas expectativas. “É muito interessante e importante receber um projeto como este na escola. Ele incentiva e descobre novos talentos que muitas vezes precisam de oportunidades como estas, para mostrar o que sabem e fazem de melhor, através da arte”, disse.

A ideia do projeto surgiu no ano passado durante oficinas de teatro realizadas nas escolas pela Companhia. Na época, foi descoberto que muitos alunos tinham facilidade de transitar pelas áreas do teatro, da dança e música e que ainda sabiam compor, porem não tinham oportunidade de gravar suas canções por falta de apoio financeiro. “Nós então buscamos patrocínio para realização do espetáculo. Um musical romântico, engraçado, que reúne jovens para falar de seus sentimentos, desejos, conquistas e sua atuação na escola como agentes transformadores do mundo e, ainda, um espaço para discutir temas relacionados ao ambiente dos adolescentes como namoro, família, preconceitos”, contou o instrutor de dança do grupo Alexandre de Souza.

O trabalho tem previsão de estréia para junho e também será apresentado na Feira Literária Internacional do Tocantins (FLIT).

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Seduc