Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Já está em funcionamento no Hospital Dom Orione (HDO) o exame de Polissonografia, ou Terapia do Sono, como é amplamente conhecido. A implantação foi feita em parceria com o diretor clínico do HDO, Dr. César Augusto Delgado, que é o médico que faz a prescrição para os pacientes.

O horário do paciente dar início ao exame é às 19 horas e fica até as 6 horas do dia seguinte. Ou seja, o paciente fica durante toda a noite e recebe um lanche ao acordar. Antes do funcionamento do exame, um técnico veio de São Paulo para instruir a técnica de enfermagem responsável pelo acompanhamento do exame, Doralice Batista Viana. O valor do exame é de R$ 600,00, podendo ser feita uma sessão. Até agora, três pacientes já se submeteram ao exame de Polissonografia.

Exame

O exame consiste em um acompanhamento do paciente enquanto o mesmo está dormindo, portanto, a sala onde o exame é feito só é aberta à noite e possui dois leitos. Antes de pegar no sono, o paciente é submetido a alguns exames e são colocados eletrodos esterilizados por todo o corpo, com o intuito de monitor o paciente durante o sono. Na parede, duas câmeras filmam o paciente e repassam suas imagens para um computador, localizado em uma segunda sala aos fundos. Nesta sala, profissionais do HDO, os responsáveis por acompanhar a reação do paciente enquanto este está desacordado. Entre outras observações, são observados como está a frequência cardíaca e se o paciente ronca ou fala durante a noite.