Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Tendo em vista o franco crescimento da avicultura tocantinense, a Agrotins 2011 oferecerá atividades de capacitação para produtores, técnicos e pesquisadores do setor. Durante a feira, será realizada uma clínica tecnológica sobre o manejo de aves, na qual os participantes terão oportunidade de tirar dúvidas e conhecer as instalações de criação de aves da Agrotins.

De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Animal da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário (Seagro), Claudio Sayão Lobato, a realização de clínicas tecnológicas voltadas para o setor avícola é uma grande oportunidade para os produtores aperfeiçoarem suas técnicas de criação. “O setor avícola no Tocantins tem apresentado nos últimos anos um grande crescimento e a expectativa é que ocorra uma impulsão ainda maior do setor em razão dos novos projetos”, avaliou o coordenador.

Além do manejo de aves, os participantes da Feira também terão oportunidade de participar de uma clínica tecnológica voltada para a sanidade avícola, que será ministrada por técnicos da Adapec – Agência de Defesa Agropecuária.

Durante a Agrotins, a iniciativa privada também irá colaborar com os trabalhos voltados ao setor avícola. A empresa Paraíso Indústria e Comércio de Alimentos LTDA, responsável pelo frigorífico Frango Norte, além de montará um stand de vendas, oferecerá uma palestra durante a feira. “Nossa expectativa com a realização da Agrotins é a melhor possível, porque sabemos que esse evento reúne produtores de toda região, que podem dinamizar sua produção através da criação de aves”, afirmou José Carneiro, sócio proprietário da Frango Norte.

A Frango Norte, com sede em Paraíso do Tocantins, é o maior frigorífico avícola do Estado e trabalha para aumentar a produção. Atualmente, são abatidas cerca de 40 mil aves diariamente e a expectativa é de que até o final do ano essa quantidade chegue a 70 mil aves dia. Segundo ele, seus produtos são vendidos em todo Tocantins, no sul do Pará e Maranhão, além de Mato Grosso e Piauí.

De acordo com dados da Avinto - Associação de Avicultores do Tocantins, a cada dois meses são produzidos mais de 4 milhões de frangos no Estado. A produção concentra-se nos municípios de Angico, Araguaína, Aguiarnópolis, Cachoeirinha, Darcinópolis, Luzinópolis, Nazaré, Palmeiras do Tocantins, Paraíso do Tocantins, Santa Terezinha, Tocantinópolis e Wanderlândia.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Agrotins