Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Uma redação que valeu um micro system, uma aluna que é incentivo para os colegas sobre comportamento e aprendizagem, é parte da história da estudante Rosthana Xavier de Oliveira, 12 anos, aluna do 7º ano do ensino fundamental, do Colégio Estadual Duque de Caxias, em Taquaruçu, distrito de Palmas, uma das vencedoras da etapa regional do Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens, promovido pelos Correios.

Rosthana é filha de Valdeci Gomes de Oliveira, repositor de vendas, é uma aluna de referência na escola pelo esforço e disciplina. Contou com a ajuda da professora de Ciências Estefânea Corongaba dos Santos e das coordenadoras pedagógicas Tereza Félix Bezerra Neves e Rosemary Tessarin.

Com o tema “Imagine que você é uma árvore em uma floresta”, o aluno teria que escrever a alguém como se fosse uma árvore explicando a importância de proteger a floresta. No seu texto, Rosthana retratou os prejuízos do desmatamento para o ser humano, principalmente, os problemas respiratórios.

Rosthana ficou feliz em saber que seu texto foi o classificado na etapa regional. Foi um momento especial, disse ela. Da Escola Duque de Caxias participaram três alunos. A professora Rosemary contou que sempre incentiva os alunos a participarem dos concursos que a escola toma conhecimento, como forma de fomentar a criatividade dos alunos.

O concurso é promovido pela UPU - União Postal de Cartas para Jovens, sediado em Berna, Suíça.

No Tocantins também foram classificados para a etapa nacional, os estudantes, Lídia Martins Pinto, 14 anos, do 1º ano do ensino médio do Colégio Estadual de Araguacema e Lara Carolina Silva Barbosa, 09 anos, da Escola Municipal Beatriz Rodrigues da Silva do 5º ano do ensino fundamental de Palmas.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Seduc