Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Novidade na Agrotins, raça japonesa wagyu será uma das atrações na feira

Novidade na Agrotins, raça japonesa wagyu será uma das atrações na feira Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Novidade na Agrotins, raça japonesa wagyu será uma das atrações na feira Novidade na Agrotins, raça japonesa wagyu será uma das atrações na feira

A 11ª edição da Agrotins contará com exposição de bovinos da raça japonesa wagyu. Outra inovação na exposição de gado, este ano, é a raça brangus, formada pelo cruzamento das raças aberdeen agus e nelore. De acordo com Claudio Sayão Lobato, coordenador de Desenvolvimento Animal da Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário (Seagro), a criação dessas espécies de animais no Tocantins ainda é inovadora.

“Essas raças já são criadas no Tocantins e é importante fazermos essa exposição e mostrarmos o desenvolvimento desses animais em nossa região”, afirmou o coordenador acrescentando que durante a Agrotins, haverá exposição de diversas raças de bovinos, criados nas fazendas tocantinenses.

As raças wagyu e brangus, no Tocantins, são criadas na Fazenda Santa Angelina, no município de Brejinho de Nazaré, a 92 km de Palmas. De acordo com o médico veterinário da fazenda, José Marcelo Silveira, essas novas espécies possuem melhor habilidade materna e estão prontas para o abate em menor tempo hábil que raças tradicionais.

“É importante que os produtores tanto do Tocantins quanto de estados circunvizinhos conheçam essas novas espécies, que tem uma carne de melhor qualidade e mais macia”, afirmou Silveira. O trabalho de cruzamento das duas raças, na fazenda Angelina, é pioneiro no Tocantins.

A criação de gado para o abate é um dos pilares para a economia tocantinense. Atualmente, o rebanho do Estado é de aproximadamente 8 milhões de cabeças de gado. Mais de 40 fazendas do Estado também farão exposição de seus respectivos rebanhos na Agrotins. A exposição contará com 750 cabeças de gado.

A maior feira de tecnologia agropecuária da região norte do Brasil acontecerá entre os dias 10 e 14 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas. A expectativa, é que o montante de negócios, durante a Agrotins 2011, alcance R$ 70 milhões.

Fonte: Assessoria de Imprensa Seagro