Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Na tarde desta sexta-feira, 06, 20 enfermeiros do HRG – Hospital Regional de Gurupi participaram de uma oficina promovida pelo curso de Enfermagem do Centro Universitário Unirg em parceria com o NEP – Núcleo de Educação Permanente do HRG para a implantação da SAE – Sistematização da Assistência de Enfermagem.

Segundo a responsável do NEP, Elen Alves de Souza, com esta sistematização o paciente que adentrar ao hospital terá um atendimento padronizado e contínuo, além de que será uma maneira de guardar os dados dos atendimentos para trabalhos científicos. Elen destacou ainda que o HRG tem 180 dias para implantar a sistematização.

A responsável pela implantação da SAE no HRG, enfermeira Denise Soares Alcântara, explicou que esta sistematização vem para atender uma lei do exercício do profissional de enfermagem. Ela destacou ainda que, para a implantação foi montada uma comissão de estudos desde o mês de março. Segundo ela, esta comissão está na primeira etapa que é a construção dos instrumentos que serão trabalhados, como por exemplo, histórico de enfermagem e oficinas para o resgate do exame físico do paciente.

A presidente do Coren- Conselho Regional de Enfermagem, Márcia Anésia Coelho dos Santos, pontuou que a implantação e execução da SEA em todas as unidades hospitalares é uma determinação do Conselho Federal de Enfermagem. Ela explicou que a sistematização vai auxiliar o enfermeiro a melhorar o atendimento à assistência do paciente. De acordo com ela, a partir deste trabalho o paciente será visto como um indivíduo único e diante disso serão sanadas as necessidades de cada pessoa que entra no hospital para receber atendimento, minimizando a patologia e a permanência dos mesmos dentro da unidade hospitalar.

Esta oficina é um pré-encontro da 13ª Semana Tocantinense de Enfermagem e da 4ª Semana de Enfermagem da Unirg.

Fonte: Ascom Sesau