Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Walquerley Ribeiro

Foto: Walquerley Ribeiro

Uma equipe de cerca de 100 técnicos aplicará, no sábado, 14, na 404 Sul pela manhã e na 904 Sul no período vespertino, um questionário sobre coleta seletiva. Aproximadamente 800 famílias responderão a 17 perguntas sobre coleta seletiva, reciclagem de lixo e a instalação desses serviços na Capital.

A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp). A gerente de Fiscalização Ambiental e Projetos, Silvia Cecília, destaca que a pesquisa servirá de base para um levantamento sobre o interesse da população na implantação da coletiva seletiva em Palmas. “Nossa intenção é levantar as informações sobre o nível de conhecimento da população referente à coleta seletiva e reciclagem de lixo. Queremos saber se as pessoas querem a instalação deste projeto e se estão dispostas a colaborar com ele”, disse.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre alunos do curso de Gestão Ambiental da UNOPAR (Universidade Norte do Paraná) e a Semasp. Os alunos que irão aplicar os questionários foram capacitados por uma equipe de técnicos da Semasp e professores do Curso de Gestão Ambiental da Unopar.

Projeto piloto

A pesquisa faz parte de um projeto piloto que analisará a quantidade de resíduos recicláveis gerados nas quadras 404 Sul e 904 Sul. Ainda segundo a gerente de Educação Ambiental e Projetos, caso os resultados mostrem pelo menos 75% de adesão da população, a coleta seletiva será implantada no segundo semestre deste ano e os resíduos recicláveis serão repassados às associações de reciclagem de Palmas.

Fonte: Ascop