Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

A entrega dos 49 notebooks aconteceu no Colégio Militar de Palmas, nessa segunda-feira, 16, durante reunião da Federação das Apaes do Tocantins. Além da Apae de Palmas, as outras 24 instituições de ensino especial conveniadas com a Secretaria Estadual da Educação – Seduc, também receberão computadores para serem utilizados pelo professores.

“Trabalhar na Apae é algo transcendental. São os alunos que nos ensinam todos os dias sobre a beleza que é a vida”, relata o educador José Fernandes, que disse estar muito agradecido pelo laptop recebido. “Quero agradecer não só pelo notebook, mas por todos os benefícios que o Governo do Estado têm feito pela educação”, completou.

Para a educadora Doraci de Almeida, o notebook veio em boa hora. “Para mim hoje é um dia de muita felicidade, porque o trabalho desenvolvido na Apae necessita de muita pesquisa e planejamento. Temos alunos com diversas síndromes e certamente esse computador vai ajudar a conhecermos mais e trazer melhorias para as atividades”, conta a psicopedagoga que trabalha há 28 anos na educação, sendo 13 destes dedicados exclusivamente à Apae.

Durante o evento o secretário da Educação Danilo de Melo Sousa anunciou uma série de benefícios para os estudantes das Apaes do Tocantins, como uniformes, novos veículos para o transporte escolar, além de adequação dos prédios onde acontecem as aulas. Danilo Falou também da necessidade de formular ações que promovam a integração dos estudantes. “Os alunos da Apae vão receber atenção do Governo assim como todas os outros. Queremos atender igualmente a escola que tem 8 e a que tem 800 alunos e a partir de 2012 os estudantes da Apae competirão nos Jets com provas adaptadas”, explicou.

De acordo com o secretário a meta do Governo é construir um plano de desenvolvimento das Apaes para serem atingidos nos próximos quatro anos visando a expansão e a melhoria das unidades já existentes. Para o presidente das Federação das Apaes do Estado do Tocantins – Feapaes-TO, Nilson Alves, a parceria com a Seduc é bem vinda. “Será um grande impulso e certamente iremos avançar nas conquistas, pois percebemos a disposição do Estado em expandir as Apaes no Tocantins”, afirma.

Além da entrega dos notebooks e das novidades anunciadas para a educação especial, o publico presente pode conferir ainda a apresentação de balé da aluna Rita Santana, da Escola Especial integração de Palmas, que dançou ao som da música ‘Campeão’ e deixou o público encantando. Também estiveram presentes no evento a subsecretária da Educação Básica do Estado, Marciane Machado, a superintendente de Desenvolvimento da Educação da Seduc, Marta Pacheco e a diretora Regional de Ensino de Palmas, Maria Marlene Porto.

12 mil notebooks

Com a entrega de hoje a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) contabiliza 3.232 computadores entregues para os professores da rede estadual de ensino. Na solenidade desta segunda-feira, o secretário da Educação garantiu que mais 8 mil unidades serão disponibilizadas ainda neste semestre, totalizando 12 mil notebooks.

Os próximos a receberem os computadores são os professores de Colinas do Tocantins em evento marcado para esta terça-feira,17, com a participação do governador do Estado, Siqueira Campos. Na oportunidade serão entregues 165 laptops aos educadores. Contando com Colinas, passam a ser 21 os municípios contemplados com a ação que tem como objetivo auxiliar os docentes no planejamento e desenvolvimento das atividades escolares.

Fonte: Assessoria de Imprensa Seduc